Na aba "ClassPay" do menu da organização, você pode acessar e acompanhar todas as transações realizadas de forma prática e detalhada. Neste artigo, vamos te guiar pelas principais informações disponíveis na Dashboard de Pagamentos, incluindo receitas, cobranças e opções de saque, facilitando o acompanhamento dos recebimentos e transações.
Neste artigo, traremos todas as informações que você terá disponível para o acompanhamento! 🤩Vamos lá?
Receitas
Na aba Receitas, você visualiza as cobranças enviadas, valores recebidos, a receber e vencidos. Utilize os filtros disponíveis para acompanhar cada transação detalhadamente.
Primeiro, vamos entender o que significa cada opção mostrada:
Dashboard
Existem 4 valores exibidos na Dashboard:
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Valor Recebido: Soma dos pagamentos realizados pelo ClassPay e Baixa Manual. Para saques via boleto ClassPay, o valor é liberado em até 5 dias úteis. Pagamentos por cartão de crédito levam até 31 dias úteis. Entenda mais sobre a liquidação dos pagamentos clicando aqui.
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- Valor a Receber: Soma das cobranças vencidas e a vencer.
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Valor Vencido: Soma das cobranças já vencidas, atualizadas com juros, multas e taxas, se houver (Os juros e multas são parte de uma das funcionalidades do Sistema Financeiro, saiba mais clicando aqui).
As cobranças referentes ao valor mostrado já foram enviadas ao cliente e estão com pagamento atrasado ou ainda em processo de aprovação. Nesse último, caso o cliente tenha apresentado o comprovante de pagamento, deve-se esperar o período de processamento do Pagar.me para que seja aprovado. Entenda mais sobre a liquidação dos pagamentos clicando aqui.
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Valor Vencido: Soma das cobranças já vencidas, atualizadas com juros, multas e taxas, se houver (Os juros e multas são parte de uma das funcionalidades do Sistema Financeiro, saiba mais clicando aqui).
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Valor a Vencer: Soma das cobranças que ainda não chegaram à data de vencimento, com descontos aplicáveis. Os valores exibidos poderão ter descontos aplicados, caso houverem. (Descontos são permitidos somente no Sistema Financeiro, saiba mais).
Neste caso, as cobranças já foram enviadas ao cliente, o pagamento ainda não foi efetuado e, diferente do "Valor Vencido", ainda não passou a data de vencimento. Pode ser que o responsável já tenha pagado a cobrança e, por conta do período de liquidação de pagamentos ele ainda consta como pendente. Então, deve-se esperar o período de processamento do Pagar.me para que a baixa automática ocorra. Entenda mais sobre a liquidação dos pagamentos clicando aqui.
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Valor a Vencer: Soma das cobranças que ainda não chegaram à data de vencimento, com descontos aplicáveis. Os valores exibidos poderão ter descontos aplicados, caso houverem. (Descontos são permitidos somente no Sistema Financeiro, saiba mais).
Filtros
Agora que você já sabe o significado de cada valor mostrado, vamos entender como você pode utilizar os filtros para um melhor acompanhamento! 👀
- Período: É o filtro por data que, por padrão, estará no mês atual. Aqui, você pode selecionar datas específicas para analisar os dados. Isso facilita para entender quais os recebimentos de cada semana, o que irá receber nos próximos dias e o que já deveria ter recebido. Você pode selecionar um intervalo de até 2 meses.
- Método: Para verificar todas as cobranças do período de acordo com o método de pagamento selecionado: boleto, cartão ou manualmente (opção disponível apenas nos sistemas Financeiro e Matrículas).
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Status: as opções de status das cobranças são:
- Pagas: A data de vencimento está no período de datas selecionado no filtro e já foram pagas;
- Vencidas: Venceram no período selecionado e ainda não foram pagas;
- À vencer: Ainda não foram pagas e a data de vencimento está no período selecionado;
- Estornadas: Cobranças que foram pagas e estornadas;
- Recusado: O pagamento por cartão de crédito foi recusado pela instituição de pagamento.
Então, depois de selecionar os filtros desejados, é só clicar em "Aplicar" e na tela mostrará as cobranças dos alunos e atualizará os valores do Dashboard de acordo com os filtros configurados.
Lista de Cobranças
Por último, na aba de Receitas, temos todas as cobranças dos alunos, no qual você poderá acompanhar o status, a data de vencimento, o valor e qual o método de pagamento escolhido pelo responsável. Além de poder conferir diversos detalhes específicos de cada uma! Vamos lá:
⚠️ Importante: Nessa tabela, aparecerão todas as cobranças enviadas por todos os sistemas: ClassPay, Financeiro e Matrículas. Você pode diferenciá-las pelo título e valores de juros, multa e desconto antecipado nos detalhes da cobrança.
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Status: Situação da cobrança, que pode ser:
- Pagas;
- Vencidas;
- À vencer;
- Estornadas;
- Recusado.
- Vencimento: Data de vencimento da cobrança enviada ao aluno.
⚠️ Se a cobrança foi enviada direto pelo ClassPay, após o vencimento da mesma, a cobrança será expirada
- Aprovado em: Data na qual o recebimento foi aprovado pela instituição de pagamento (Pagar.me).
- Quando o pagamento é por cartão de crédito, a data de aprovação é a mesma da data de pagamento. Já quando é boleto, a data de aprovação fica entre 1 e 3 dias úteis depois do pagamento.
- Título: Título da cobrança que foi criado na hora de enviar na mensagem.
- Valor: Valor da cobrança que foi enviada ao aluno.
- Esses valores são dinâmicos! Eles podem ser alterados de acordo com o método de pagamento escolhido, se a escola optou pela absorção de taxas ou não e também se há descontos e/ou juros e multa aplicados (funcionalidades do Sistema Financeiro). Saiba mais sobre essa mudança de valores clicando aqui!
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Método: Método de pagamento que o responsável do aluno escolheu.
- Se ainda estiver em branco é porque o responsável ainda não escolheu um dos métodos disponibilizados.
- Pessoa: Nome do aluno no qual a cobrança foi enviada e embaixo o nome do responsável que gerou o boleto ou já efetuou o pagamento pelo cartão de crédito.
Mais detalhes: Já no botão que tem um '👁️', que fica ao lado do nome do aluno é possível ter mais detalhes sobre as cobranças enviadas, olha só:
A primeira parte da tela dos detalhes é sobre a própria "COBRANÇA" enviada ao aluno, ou seja, quais as definições que a sua escola escolheu durante sua criação e constam algumas informações:
- Valor da cobrança: Valor total da cobrança enviada ao aluno incluído o valor de taxa, se não foi absorvida;
- Método de pagamento: Métodos disponíveis para pagamento;
- Pagável após o vencimento: Uma cobrança criada pelo ClassPay não poderá ser paga após o vencimento. Mas caso seja criada pelo Sistema Financeiro da ClassApp, poderá ser paga após o vencimento e você poderá conferir neste tópico;
- Data de vencimento: Data selecionada para o vencimento da cobrança;
- Absorção das taxas: Se a escola escolheu absorver ou não as taxas de boleto e/ou cartão.
- Parcelas permitidas: Quantas parcelas foram permitidas pelo cartão;
- Multa: Caso a cobrança tenha sido criada pelo ClassPay, não é possível definir a multa, então estará sempre "SEM". Mas se foi criada pelo Sistema Financeiro, a escola poderá escolher qual o valor ou porcentagem da multa e estará disponível nesse campo para acompanhamento;
- Desconto por antecipação: Similar ao funcionamento da multa, no ClassPay não há essa configuração definir, ela é exclusiva do Sistema Financeiro;
- Juros diários: Também é da mesma forma que Multa e Desconto por antecipação - disponível somente no Sistema Financeiro.
Ainda nesta primeira parte, há a opção de "VER MENSAGEM" para ser redirecionado para a mensagem que a cobrança foi enviada. Assim, você poderá ver as informações escritas, respostas do responsável e as informações de status da mensagem. ✨
Logo abaixo, constam as informações de "PAGAMENTO" por parte do responsável do aluno, olha só:
- Aluno: Nome do aluno destinatário da cobrança enviada;
- Valor à pagar: Valor da cobrança que o responsável terá que pagar (incluindo taxas não absorvidas pela organização);
- Método de pagamento: Qual o método que o pai escolheu para realizar o pagamento. Se ainda estiver em branco é porque o responsável ainda não escolheu uma das opções;
- Pagador: Nome do usuário que selecionou o método de pagamento ou já pagou a cobrança;
- Parcelas: Número de parcelas escolhidas.
Caso o responsável já tenha escolhido a opção de "BOLETO" para o pagamento, um botão escrito "VISUALIZAR BOLETO" ficará disponível para que você tenha acesso à uma segunda via do mesmo. Assim, clicando, será possível baixá-lo com as informações inseridas pelos responsáveis.
Se o pagamento foi efetuado por cartão de crédito: o botão "Estornar pagamento" ficará disponível e você poderá realizar esse estorno se necessário. Verifique nosso passo a passo clicando aqui.
Por último, na parte de "RECEBIMENTO", há as informações sobre como a escola receberá aquele valor, depois que for aprovado:
- Conta: conta na qual o valor ficará disponível para o saque;
- Banco: banco da conta, no qual o valor será transferido;
- Aprovado em: data na qual o pagamento foi aprovado. Saiba mais sobre as datas de liquidação do pagamento clicando aqui.
- Valor recebido: aqui irá mostrar o valor total pago pelo responsável, com ou sem a taxa (dependerá se optou ou não pela absorção das taxas);
- Valor taxa: valor da taxa cobrada no pagamento, R$2,90 para boletos e 2,9% do valor total para pagamentos por cartão de crédito;
- Saldo: este é o valor que a sua escola terá disponível para sacar, com o valor da taxa já descontado.
COBRANÇAS
Na parte de “COBRANÇAS” você conseguirá visualizar as cobranças enviadas agrupadas por mensagem. Desta forma, se você enviou o pagamento para vários alunos, consegue ver o status de cada aluno agrupado na mesma mensagem enviada. 😄
Logo no início da página você consegue realizar o filtro por data de vencimento! Desta forma, você selecionará o intervalo de datas que deseja analisar e, todas as cobranças enviadas que possuem a data de vencimento dentro do período serão mostradas. Abaixo, você consegue também pesquisar pelo título da cobrança, caso necessário! 😉
Na listagem, aparecem as seguintes colunas:
- Data de envio: data que a escola enviou a mensagem com a cobrança aos alunos;
- Título: nome da cobrança que foi enviada pela mensagem. Importante: não é o título da mensagem;
- Valor: valor da cobrança enviada aos alunos;
- Pagamentos: nesta coluna mostrará o total de cobranças que já foram pagas e o total de cobranças enviadas aos alunos nessa mensagem;
- Status: variam entre:
- Pendente: ficará neste status até todos os destinatários daquela mensagem tenham pago ou até a data de vencimento da mesma;
- Vencida: se ainda há cobranças pendentes depois da data de vencimento, ficará vencida;
- Paga: quando todos os alunos que receberam aquela cobrança tiverem pago;
- Data de vencimento: dia selecionado para o vencimento da cobrança.
Ao lado das colunas, existem mais algumas funções importantes! Olha só:
No primeiro botão, que tem os três pontinhos, você terá três opções:
- Ver mensagem: aqui você será redirecionado para a mensagem na qual essa cobrança foi enviada;
- Lembrar pendentes: caso tenha alunos que ainda não efetuaram o pagamento e ainda não passou da data de vencimento, você terá a opção de enviar um lembrete, que chegará como uma notificações de celular ao responsável;
- Exportar: por último, você poderá exportar todos os detalhes desta cobrança em planilha (.csv).
No último botão, um olhinho, você verá todos os detalhes daquela cobrança:
- Valor da cobrança: valor referente à cobrança enviada ao aluno (incluindo a taxa);
- Data de vencimento: a data selecionada para o vencimento do pagamento;
- Data de envio: data na qual a mensagem com a cobrança foi enviada aos alunos;
- Multa: caso a cobrança tenha sido criada pelo ClassPay, não é possível definir um valor de multa, então estará sempre "SEM". Mas se foi criada pelo Sistema Financeiro, a escola poderá escolher qual o valor ou porcentagem da multa e estará disponível para acompanhamento.
- Desconto por antecipação: similar ao funcionamento da multa, no ClassPay não é possível definir, ela é exclusiva do Sistema Financeiro;
- Juros diários: também é da mesma forma que Multa e Desconto por antecipação.
Abaixo, você conseguirá visualizar os detalhes por aluno, caso a mensagem tenha sido enviada com diversos destinatários, olha só:
- Pessoa: nome aluno que recebeu a cobrança;
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Status: poderá ser:
- Pendente: aluno ainda não efetuou o pagamento ou ainda não foi confirmado pela Instituição de pagamento;
- Cobrança expirada: passou a data de vencimento e o pagamento não foi realizado ou ainda está em aprovação;
- Paga: pagamento realizado e aprovado;
- Método de pagamento: qual o método de pagamento selecionado;
- Parcelas: qual a quantidade de parcelas escolhidas;
- Valor recebido: valor já recebido pela escola, que dependendo do número de parcelas, o número poderá variar;
- Última atualização: qual a data da última atualização, ou seja, última interação que foi feita com a cobrança.
BANCOS E SAQUES
Na última aba disponível, "Bancos e saques", você poderá cadastrar a(s) conta(s) bancária(s) da escola, realizar os saques, exportar o extrato das transações feitas e ainda verificar as datas, horários e pessoas que fizeram os saques. 💸
A primeira parte mostra a(s) conta(s) cadastrada(s) e o saldo disponível para o saque. Então, após realizar o cadastro do banco, ele ficará disponível nesta página, podendo acompanhar o saldo, extrato, realizar saques e até editar a conta se necessário.
É muito importante ressaltar que o SALDO DISPONÍVEL é o valor de todos os recebimentos da escola, que ainda não foram sacados e que já foram aprovados pela Instituição de Pagamento (Pagar.me) e liberados para o saque (Clique aqui para entender mais sobre a Liquidação de Pagamentos) menos as taxas de cartão de crédito e boleto.
No mesmo card é possível realizar o saque, clicando em "Sacar", neste momento, o valor do saldo disponível será transferido para a conta bancária cadastrada. O valor chegará no mesmo dia, desde que a operação seja solicitada até às 15h de acordo com as regras de transferência bancária. Após esse horário, a transferência será realizada no próximo dia útil. Saiba mais sobre como sacar o valor clicando aqui.
⚠️ Importante: Essa operação pode ser realizada manualmente como citado acima e também configurada para ser realizada automaticamente.
Para o banco Bradesco não há taxas, para os demais bancos há uma taxa de R$3,67 por saque.
Por último, é possível ver o extrato com todos os recebimentos e saques realizados pela escola! Veja como é simples, clicando aqui.
Abaixo, há a lista de todos os saques feitos pela escola dentro de um intervalo de datas, personalizável no filtro! Na lista, as informações são:
- Valor: Valor do saque realizado;
- Data: Data na qual a escola solicitou a transferência;
- Pessoa: Nome da pessoa que efetuou o saque;
- Conta: Dados da conta bancária na qual o valor foi transferido.
Muitas informações incríveis para a sua escola conseguir acompanhar a saúde financeira, não é mesmo? Esperamos que tenham gostado e utilizem muito todos esses dados! 😍
Lembre-se, sempre que precisar, estaremos disponíveis para te ajudar pelo pelo chat que fica disponível no site ou pelo e-mail suporte@classapp.com.br :)
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