Os valores das cobranças enviadas pelo ClassPay ou pelos Sistemas Financeiro e Matrículas podem variar por diferentes motivos. A seguir, explicamos as situações que podem alterar os valores exibidos na dashboard:
- 1. Absorção da taxa de boleto/cartão
- 2. Desconto por antecipação (Sistema Financeiro)
- 3. Juros e multa (Sistema Financeiro)
1. Absorção da taxa de boleto/cartão 💳
Ao configurar a conta bancária no ClassPay ou enviar a cobrança para a família, a escola pode optar por absorver ou não a taxa de pagamento por boleto, cartão ou PIX.
- Absorver a taxa: A cobrança será exibida para a família com o valor original, e a taxa será descontada do pagamento recebido pela escola.
- Não absorver a taxa: A taxa será adicionada ao valor da cobrança para a família, no momento em que o responsável gerar o pagamento.
Para mais informações, veja o tutorial completo sobre as taxas do ClassPay: Existe alguma taxa de utilização para o ClassPay?
Opções do sistema financeiro💲
Se você é usuário do nosso Sistema Financeiro, e os alunos/responsáveis já estão recebendo suas cobranças programadas, você deve ter notado que, em alguns casos, os valores mudam com o tempo na visualização da Dashboard do ClassPay, na lista na aba "Receitas" ou então no menu "Cobranças".
No Sistema Financeiro, existem três configurações que podem ser habilitadas e que irão atualizar o valor da cobrança dependendo do perfil de pagamento do aluno. São elas: Desconto por Antecipação, Juros e Multa.
2. Desconto por Antecipação
No Sistema Financeiro, é possível aplicar um desconto para pagamentos antecipados. O desconto pode ser um valor fixo ou uma porcentagem do valor total da cobrança e é definido ao vincular um contrato a um aluno para programar as cobranças.
- Aplicação do desconto: Ao enviar a cobrança, o valor exibido na dashboard incluirá o desconto aplicado.
- Alteração do valor: Se o pagamento for realizado fora do período de desconto, o valor voltará ao original, sem o desconto.
Para mais detalhes sobre como configurar e aplicar descontos, consulte nosso artigo sobre Desconto por Antecipação.
Assim, logo que a cobrança é enviada na data programada, uma nova linha será incluída na listagem de recebimentos em Receitas e também na tela de Cobranças no Dashboard. O valor exibido será o valor da cobrança com o desconto de antecipação aplicado.
Nesse caso, a atualização no valor acontecerá se o prazo do desconto encerrar antes que o pai efetue o pagamento. O valor mudará para voltar ao original, sem o desconto. Caso o responsável realize o pagamento dentro do período definido de desconto não haverá mudança no valor inicialmente exibido.
3. Juros e Multa 📈
O Sistema Financeiro permite definir valores de juros e multa para pagamentos realizados após a data de vencimento da cobrança.
- Multa: Aplicada uma única vez, se o pagamento não for realizado até a data de vencimento.
- Juros: Aplicados diariamente, aumentando o valor da cobrança conforme o número de dias em atraso.
Para mais informações sobre como configurar juros e multa, consulte nosso artigo sobre Juros e Multa.
Se o responsável não realizar o pagamento até a data de vencimento estipulada para a cobrança, o valor na listagem do Dashboard de Receitas e Cobranças será atualizado novamente agora com a aplicação da taxa de Juros e Multa definidos. A taxa de Multa é aplicada apenas uma vez, enquanto a taxa de Juros é aplicada diariamente, ou seja, o valor é atualizado conforme o passar dos dias em atraso do pagamento.
Todas estas informações podem ser conferidas por cobrança na listagem de recebimentos no Dashboard de Receitas através do "Ver detalhes", clicando no Ícone do Olhinho 👁
Veja mais informações sobre o nosso dashboard de receitas, acessando aqui.
Se tiver mais dúvidas sobre este ou outros assuntos, fique à vontade para nos chamar pelo nosso chat ou pelo e-mail suporte@classapp.com.br 😀
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