Se você deseja melhorar a gestão das cobranças e ter um controle mais eficaz sobre os pagamentos e recebimentos feitos pelos responsáveis, este artigo vai te ajudar!
A ClassApp oferece a possibilidade de gerar extratos diretamente pelo ClassPay, o que facilita o acompanhamento das finanças da escola. Mas o que é o extrato e o que ele mostra?
O extrato é um relatório que contém o histórico das movimentações e o saldo da conta da sua escola. Ele ajuda a manter os dados atualizados e a ter uma visão detalhada das entradas e saídas de dinheiro.
Como gerar um extrato?
Para gerar o extrato das movimentações das contas bancárias cadastradas no seu ClassPay, siga os passos:
- Acesse o painel de admin clicando no nome da instituição no canto superior esquerdo da tela.
- Selecione "Pagamentos" no menu à esquerda.
- Clique na aba "Bancos e Saques".
- Selecione a conta bancária desejada e clique em "Ver extrato".
Agora você poderá visualizar todas as transações da conta. E caso precise, você pode exportar as informações para uma planilha clicando em "Exportar" no extrato.
O extrato é gerado, por padrão, com os recebimentos e saques do último mês. Para ver os detalhes do último saque, consulte o tópico abaixo.
Como gerar um extrato por saque?
Para uma análise detalhada, você pode verificar extratos de saques específicos e entender quais cobranças de quais alunos compõem o valor recebido pela escola.
Para isso, ajuste os filtros conforme necessário. No extrato, clique em "Disponível em: Esse mês" no canto superior esquerdo. Em seguida, selecione as datas de interesse no calendário.
Dados disponíveis no extrato
Agora, vamos explicar o que significa cada dado nas colunas do extrato:
- Vencimento em: Data em que a cobrança foi vencida, conforme definida pela escola no envio.
- Aprovado em: Data em que o pagamento foi aprovado. O tempo de processamento varia conforme o método de pagamento (PIX, boleto ou cartão de crédito).
- Disponível em: Data em que o valor do pagamento ficou disponível para a escola. O tempo de processamento também varia conforme a forma de pagamento.
- Para mais detalhes, consulte nossos artigos específicos: Como funciona a confirmação de pagamentos de um boleto? / Liquidação de Pagamentos: Quanto tempo leva para os valores ficarem disponíveis para saque?
No extrato, você pode acessar a aba "A receber" para ver as transações em liquidação, ou seja, aquelas que ainda não foram confirmadas. Nessa aba, você encontrará as mesmas informações da primeira aba, mas com o detalhe de que essas cobranças continuam aguardando a compensação bancária.
O prazo para a liquidação depende da compensação dos pagamentos. Temos um artigo que explica mais sobre esse processo, Liquidação de pagamentos.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, você pode conversar com a gente através do chat ou do nosso e-mail suporte@classapp.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.