Se estiver buscando uma forma de aprimorar a gestão das cobranças enviadas pelo ClassApp ou pelo Módulo Financeiro e de ter um controle maior em relação aos pagamentos e recebimentos feitos pelos responsáveis, este artigo irá lhe ajudar!
Para facilitar esse acompanhamento, a ClassApp disponibiliza para as escolas a possibilidade de gerar extratos diretamente pelo ClassPay. Mas o que seria o extrato e quais informações ele vai trazer para mim?
👇 Responderemos a seguir 👇
O Extrato é um tipo de relatório que contém o histórico e informações sobre a movimentação e o saldo da conta da sua escola. Verificá-lo pode auxiliar a manter os dados atualizados e a ter uma visão mais detalhada de todas as entradas e saídas 💸
-
Como gerar um extrato?
Para gerar o extrato das movimentações das contas bancárias cadastradas no seu ClassPay, é muito simples. Basta acessar o painel de admin clicando nome da instituição no canto superior esquerdo da tela >> Selecionar a opção Pagamentos no menu do lado esquerdo >> Clique para visualizar a aba Bancos e Saques >> Clique na opção Ver extrato na conta bancária cadastrada que desejar.
Prontinho, assim você já poderá visualizar diretamente as transações no extrato. Lembrando que você pode exportar essas informações para uma planilha, clicando no botão Exportar ao visualizar o extrato.
Ficou com dúvidas?? Veja mais detalhes no GIF abaixo 😁
O extrato é gerado, por padrão, com os recebimentos e saques do último mês. Para verificar os detalhes pelo último saque, veja o tópico abaixo 👇🏻
- Como gerar um extrato por saque?
Para uma boa análise pode ser interessante verificar o extrato de saques específicos, tendo assim uma visão de quais cobranças de quais alunos compõem o valor que chegou para a escola. Para isso, uma boa dica é a de que você pode ajustar os filtros para verificar exatamente o que deseja.
Verifique as datas entre os seus últimos saques e clique sobre a opção "Disponível em: Esse mês" no canto superior esquerdo da tela do extrato. Depois, basta selecionar no calendário as datas de interesse. Veja no GIF abaixo:
-
Dados disponíveis no extrato
Ok, mas o que significa cada um dos dados mostrados nas colunas do extrato. Pode ficar tranquilo(a) que aí vem uma explicação detalhada:
- Vencimento em: Data do vencimento da cobrança selecionada pela escola no momento do envio
- Aprovado em: Data em que o pagamento foi aprovado. O tempo de processamento nesta etapa é diferente entre pagamentos com PIX, boleto e cartão de crédito.
- Disponível em: Data em que o valor do pagamento ficou disponível para a escola. Nesta etapa, os tempos de processamento também são diferentes entre as formas de pagamento. Veja mais informações em nossos artigos específicos:
Como funciona a confirmação de pagamentos de um boleto?
Liquidação de Pagamentos: Quanto tempo leva para os valores ficarem disponíveis para saque?
- Método: Forma de pagamento
- Parcelas: Quantidade de parcelas escolhidas no ato do pagamento através do cartão de crédito
- Título da Cobrança: Título colocado na cobrança para descrever ao que ela se refere no ato do envio da mensagem
- Entrada Líquida: Valor da transação que efetivamente ficou disponível para a escola (descontando as taxas de R$2,50 para PIX, R$2,90 para boletos e 2,90% do valor para Cartão de Crédito)👉 Dica para usuários do Módulo Financeiro: As cobranças que foram confirmadas como pagas através da Baixa Manual não serão listadas aqui, uma vez que se referem a pagamentos externos.
- Saída Líquida: Valor que efetivamente foi para a conta da escola após o saque (descontando a taxa de R$ 3,67 do saque, com exceção de bancos Bradesco)
- Tipo: Transação(cobranças) ou Transferência(saque)
- Pessoa: Aluno referente à cobrança e o usuário que realizou o pagamento
Ainda no extrato, é possível mudar para a aba "A receber" para verificar as transações que estão em liquidação e não foram confirmadas ainda!
Nela você irá encontrar os mesmos dados apresentados na primeira aba, porém estas cobranças ainda estão dentro do prazo de liquidação.
Esse prazo é de acordo com a liquidação de pagamentos e compensação bancária e temos um artigo que explica mais sobre isso, olha só: Liquidação de pagamentos
Se tiver mais dúvidas ou quiser nos passar um feedback em relação a essa funcionalidade, fique à vontade para nos chamar pelo nosso chat ou pelo email suporte@classapp.com.br.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.