Uma dúvida comum que pode surgir durante o uso do ClassPay é sobre o estorno de pagamentos! Pode acontecer de cobranças serem pagas em duplicidade ou até mesmo valores serem enviados de forma errada, mas é possível realizar o estorno? 🧐
A resposta é sim, mas somente se o pagamento foi realizado por cartão de crédito 🎉 Se ela foi paga por boleto, não é possível realizar o estorno ao responsável pelo próprio ClassPay. Veja o passo a passo:
Estorno por cartão de crédito
👀 Para realizar o estorno de pagamentos realizados por cartão de crédito é bem simples, olha só:
💳 Primeiro, você deve entrar em "ClassPay" e depois na aba de "Receitas". Agora, você deve procurar pela cobrança que será estornada e para isso, você pode utilizar diferentes filtros. Para saber mais sobre os filtros, clique aqui.
Depois de encontrar a cobrança, você irá clicar no olhinho, que fica na frente do nome do aluno, ao lado direito da tela. Depois, é só clicar em "Estornar pagamento" e "Confirmar" a operação. ✅
Assim, o valor já será estornado ao responsável e a cobrança será atualizada com o status de "Estornado" na sua página!
⚠️ Importante: Só é possível estornar o valor completo ao responsável. Então, caso uma cobrança tenha sido enviada com um valor maior, é necessário realizar o estorno completo do pagamento e enviar uma nova cobrança ou dar um desconto no próximo pagamento do responsável.
Estorno por boleto
💰 O estorno por boleto não é possível ser realizado no próprio ClassPay, mas existem duas opções que você pode escolher:
- Realizar uma transferência ou PIX entre a sua escola e o responsável: neste caso, você pode realizar a transferência para os pais da conta da própria escola, combinando diretamente com eles como seria feita a transferência. Não é necessário entrar em contato com o nosso time ou realizar nenhuma ação no ClassPay. 💰
⚠️ Importante: O valor da cobrança paga pelo responsável será recebido pela escola, mas sem a taxa do boleto de R$2,90, que é descontada automaticamente.
- Deixar o valor como crédito ao responsável: o valor pago pelo responsável será recebido pela escola, e ao invés de estornar, manter o dinheiro como crédito para próximas mensalidades com cobranças pontuais.
Se tiver qualquer dúvida durante o procedimento, você pode entrar em contato com a gente através do chat online ou nos enviar um e-mail para suporte@classapp.com.br
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.