Tenho certeza que depois de ler o artigo "O que é o ClassPay?", você ficou super ansioso para começar a utilizar a ferramenta. Então, vem com a gente, que aqui vamos te ensinar os primeiros passos para você conseguir enviar cobranças através do ClassApp!! 🤗
Como começar a usar?
O ClassPay é uma funcionalidade dentro do ClassApp em que os pais podem realizar pagamentos de cobranças enviadas pela escola de forma simples, rápida e segura, e as escolas conseguem acompanhar todas as transações!!! 😱 😍
A primeira coisa que a escola precisa fazer para começar a usar o ClassPay é abrir a página de administração da escola, clicando no ícone de engrenagem, localizado no canto superior esquerdo do site. Depois, você irá acessar a aba "ClassPay" que fica localizada no menu lateral à esquerda, na qual você terá que ler e aceitar os Termos Aditivos de Serviço para a sua proteção, clicando em "Começar agora". Depois de clicar, você entrará na aba de "Bancos e saques", confira a seguir! ✅
Como cadastrar meu banco?
Depois de aceitar os termos, para começar a enviar as cobranças é necessário cadastrar os(s) banco(s) para o(s) qual(is) você receberá o dinheiro transferido e para isso, você deve selecionar "Bancos e Saques" e clicar em "Adicionar novo banco" no canto superior direito da página.
Aqui, temos algumas configurações importantes:
- Razão social: neste tópico, você deve colocar o nome de identificação da escola, pode ser a razão social da escola ou o nome fantasia, você escolhe!.
⚠️ Lembre-se: O nome adicionado aqui é o que aparecerá no boleto que os responsáveis poderão emitir!
- Contatos: adicione o celular e e-mail de contato do responsável pela conta bancária a ser cadastrada;
- Banco: você irá selecionar qual o banco da sua conta. É possível pesquisar pelo nome e número do banco 😉.
⚠️ Importante: O sistema aceita apenas contas correntes.
Após selecionar o banco, em “Agência bancária” preencha o número da agência com o dígito, se possuir e, em “Conta corrente” o número da sua conta bancária, também completo com o dígito.
Por fim, logo abaixo em “CPF ou CNPJ” adicione o número de CPF ou CNPJ do titular da conta que você está cadastrando.
⚠️ Lembre-se: o CPF ou CNPJ precisa ser o mesmo da conta que está cadastrando.
O segundo passo para o cadastro do banco é adicionar as informações do portador da conta, ou seja, o responsável pelo CNPJ ou CPF que foi cadastrado:
- Nome completo;
- CEP de residência/endereço da empresa;
- Estado;
- Cidade;
- Bairro;
- Logradouro;
- Complemento;
- Número.
Por último, você irá configurar os saques da sua instituição:
- A primeira opção é a de absorção das taxas de cartão de crédito e boleto. A cada pagamento efetuado, é cobrada uma taxa diferente para boletos e cartões que a instituição pode escolher repassar ao responsável (deixando essa opção desmarcada) ou absorver esse valor (deixando marcado). Veja aqui mais sobre as taxas do pagamento.
Escolhendo absorver uma ou as duas taxas, no momento de envio das cobranças, as opções de absorver as taxas já estarão selecionadas automaticamente, deixando o processo mais rápido. Mas ainda terá a opção de desmarcar as opções para que as taxas sejam direcionadas ao pai, caso necessário. 😉
- Abaixo, você pode escolher se deseja que os saques sejam automáticos ou não:
- Automático: selecione qual a frequência desejada clicando nas opções Realizar saque automático: mensalmente, semanalmente ou diariamente. Caso escolha uma das duas primeiras opções, você deve selecionar qual dia do mês ou da semana prefere que o saque seja realizado;
- Manual: em Realizar saque automático, selecione a opção "Manualmente".
⚠️ Importante: há um caixa mínimo para que o saque seja efetuado e, para bancos Bradesco não há custo para essa transação, para os demais bancos há uma taxa de R$3,67.
Fizemos um esqueminha para demonstrar como as taxas são aplicadas no ClassPay, olha só:
E, agora? Como enviar cobranças?
Depois de ter cadastrado o banco, chegou a hora de começar a enviar as cobranças aos alunos e acompanhar os recebimentos! 🎉
Então, para saber tudo dessa próxima etapa, é só clicar aqui.
Se tiver qualquer dúvida durante o procedimento do cadastro da conta bancária, você pode entrar em contato com a gente através do chat online ou nos enviar um e-mail para suporte@classapp.com.br
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.