Depois que as propostas da campanha de matrículas forem aceitas, chega o momento de adicionar contratos e configurar assinaturas para os responsáveis de cada aluno. Neste guia, explicaremos como enviar um contrato de matrícula personalizado, desde a adição do contrato até o acompanhamento das assinaturas.
- Adicionando um contrato
- Configurando as assinaturas e enviando o contrato
- Acompanhando as assinaturas
- Como reenviar um contrato?
- Perguntas frequentes
1- Adicionando um contrato
Primeiramente você deve acessar o Módulo de Matrículas pelo site matriculas.classapp.com.br para acessar suas campanhas.
Acessando sua campanha, será possível identificar os alunos que precisam receber um contrato pelo status "Aguardando o envio do contrato".
Em seguida, clique no nome do aluno e no campo "Contrato" clique em "Escolha do computador ou arraste aqui" para selecionar um arquivo a partir de seu computador.
2 - Configurando as assinaturas e enviando o contrato
Após adicionar o contrato, será possível configurar as assinaturas que serão solicitadas aos responsáveis.
A quantidade de possíveis assinaturas será limitada pela quantidade de tags contidas naquele perfil de aluno, e o número máximo de assinaturas obrigatórias será três. Ou seja, o contrato pode ser enviado para mais responsáveis, mas a matrícula será automaticamente efetivada quando três assinaturas forem coletadas. A quantidade de assinaturas pode ser configurada na parte de "Assinaturas obrigatórias".
Por padrão, serão selecionadas as mesmas tags que foram configuradas no passo 3, mas é possível clicar na opção "Editar" para alterar a lista de possíveis signatários.
Ao clicar em "Editar", será aberta a lista de tags contidas naquele perfil de aluno e, para facilitar na identificação de quem irá receber o contrato para realizar a assinatura.
Além disso, basta passar o mouse em cima do número de "Usuários" para mostrar os nomes das pessoas ligadas a cada tag. Assim que configurar como preferir, clique em "Salvar alterações".
Por fim, após configurar as assinaturas, basta clicar em "Enviar contrato e antecipação" para finalizar o envio do contrato. Essa opção abrirá uma janela para selecionar a data limite de aceite do contrato e do pagamento da antecipação. Após selecionar as datas, você poderá pré-visualizar a mensagem e enviar para os responsáveis 🚀
3- Acompanhando as assinaturas
Conforme os responsáveis assinam o contrato, o status do aceite é alterado no matriculas, indicando qual responsável já assinou e quais faltam assinar também!
Além disso, é possível verificar o arquivo do contrato clicando no ícone localizado no campo do contrato uma vez que este receber todas as assinaturas obrigatórias.
Ao clicar no ícone, será aberto o arquivo do contrato e nas últimas páginas será possível confirmar a assinatura dos responsáveis.
Dica: Esse procedimento é para verificar o contrato de um aluno específico, mas é possível exportar os contratos em massa, para saber mais sobre como realizar a exportação clique aqui: Exportando contratos do sistema de matrículas
4- Como reenviar um contrato?
Abrindo o perfil do aluno pelo módulo, caso os responsáveis ainda não tenham assinado o contrato, basta clicar em "Reenviar contrato" para mandá-lo novamente!
Além disso, caso seja necessário trocar o arquivo do contrato, se os responsáveis ainda não tiverem assinado é possível selecionar o ícone de lixeira para subir um novo arquivo e reenviar somente o contrato.
⚠️Importante: Se o contrato estiver aceito e a antecipação paga também, não é mais possível reenviar o contrato, caso haja essa necessidade, você poderá cancelar a matrícula atual e adicionar o aluno em uma nova campanha para refazer o processo de matrícula do mesmo.
5- Perguntas frequentes
O anexo não está carregando, o que pode ser?
R: Caso o anexo aparente estar carregando infinitamente, vá no site classapp.com.br/auth para realizar seu login, depois adicione novamente o anexo, e ele será carregado normalmente!
Qual é o tipo de anexo que posso enviar?
R: Atualmente no Módulo de Matrículas só é possível enviar contratos em PDF.
Quantos anexos eu posso enviar por aluno?
R: Apenas 1 anexo por aluno, ou seja, os signatários irão assinar o mesmo documento.
Qual é o tamanho máximo do anexo?
R: O tamanho do arquivo deve ser de no máximo 25mb
Caso tenha ficado com alguma dúvida, você pode conversar com a gente através do chat ou do nosso e-mail suporte@classapp.com.br 😉
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