Após finalizar todos os passos da sua campanha, agora é hora de configurar o envio de contratos e as assinaturas dos responsáveis!
O Passo 5 é uma novidade do Módulo de Matrículas e foi desenvolvido para facilitar a rotina das escolas que possuem contratos iguais para todos os alunos. Dessa forma, o envio do contrato é configurado somente uma vez e, após o aceite da proposta e preenchimento do formulário, a família recebe, automaticamente, o contrato para assinatura, sem precisar de nenhuma ação manual por parta da escola! Incrível, não é mesmo? 🤩
- Configurando as Assinaturas e Contratos
- Diferenças entre um contrato padrão e específico por aluno
- Dúvidas frequentes
Configurando as Assinaturas e contratos
Vamos ver como isso é feito?
Na configuração da sua campanha, clique na opção "Configurar assinatura e contrato":
Feito, isso, configure as opções de acordo com a forma que serão enviadas aos alunos:
- Assinaturas obrigatórias por contrato: selecione a quantidade de assinaturas que serão obrigatórias para os responsáveis.
- Tags dos signatários: selecione, através das tags, quais responsáveis irão assinar o contrato de Matrícula.
Importante: verificar se todos os responsáveis cadastrados nos perfis dos alunos estão as tags corretas antes de iniciar.
- Escolher a opção de envio do contrato:
- Contrato igual para todos os alunos: neste caso, você irá anexar um documento em PDF, e esse mesmo contrato será enviado automaticamente para todos os alunos da sua campanha. Desta forma, nenhuma ação por parte da escola é necessária após o responsável selecionar a proposta.
Criamos Guia de Orientações de como a sua escola pode criar um contrato igual para todos alunos, válido juridicamente: clique aqui.
- Contrato específico por aluno: Caso queira que o contrato seja específico por aluno, a escola deverá anexar manual e individualmente após a escolha da proposta dos responsáveis. Para saber mais como enviar os contratos, clique aqui.
Após realizar todas as etapas, sua campanha está pronta para ser iniciada!
Caso você tenha selecionado a opção "Contrato igual para todos os alunos", você precisa somente acompanhar a adesão e possíveis dúvidas que o responsável tenha, pois não precisará enviar os contratos manualmente!
Olha só como é rápido:
Assim que o responsável escolhe a proposta e preenche o formulário, o contrato já é enviado automaticamente, em poucos segundos! Garantindo assim que o responsável já veja a mensagem e assine, aumentando a adesão das famílias e diminuindo ainda mais o tempo da adesão de todos os responsáveis!
Caso tenha selecionado o "Contrato específico por aluno", você deverá acompanhar o preenchimento do formulário pelos responsáveis para enviar o contrato manualmente. Veja esse artigo com todas as informações: clique aqui.
Diferenças entre um contrato padrão e específico por aluno
Contrato padrão (igual para todos os alunos):
Um contrato padrão é um documento pré-elaborado que estabelece os termos e condições gerais de um acordo realizado entre as partes. Esse tipo de contrato é desenvolvido para ser utilizado em situações recorrentes, proporcionando um formato consistente e eficiente para a celebração de contratos.
No contexto escolar, diversos contratos semelhantes são celebrados com frequência, assim, o contrato padrão busca facilitar a operacionalização da instituição, oferecendo uma maneira fácil e juridicamente válida de formalizar os acordos.
Desta forma, no contrato padrão não se faz necessário inserir previamente no corpo do contrato as informações específicas do Contratante (qualificação), como nomes, endereços ou outros detalhes pessoais. Isso ocorre porque ao final do contrato padrão, com a assinatura digital realizada pelo responsável financeiro do(a) aluno(a), constarão as informações da pessoa Contratante, como nome, CPF, IP (localização) e data, além dos dados solicitados no Formulário de Proposta.
Exemplo de um contrato padrão:
Para sabe mais sobre o contrato padrão, acesse nosso Guia de Orientações.
Contratos específico por aluno:
Muitos sistemas de gestão geram um contrato personalizado para cada aluno, fazendo com que a instituição tenha um arquivo específico de cada aluno.
Um contrato específico por aluno é aquele em que no corpo do documento estão descritos todos os dados do aluno e dos responsáveis do aluno. Informações como: nome, CPF, RG, endereço, e-mail, telefone, e até mesmo o valor da mensalidade.
Com este tipo de contrato, a escola tem muito mais trabalho para inserir as informações e aumenta o tempo para o fechamento da matrícula.
Exemplo de um contrato específico por aluno:
Dúvidas frequentes:
- Posso adicionar um contrato igual para todos segmentado para cada turma da minha escola?
Na mesma campanha, não. Caso você queira que o contrato seja igual para todos, mas segmentado por turmas, você deve criar uma campanha para cada turma da sua escola. No Guia de Orientações que criamos, colocamos várias dicas de como você pode ter somente um contrato para toda a escola.
- Posso mudar o formato do contrato depois de iniciar minha campanha? De igual para específico ou específico para igual a todos?
Não. Não é possível alterar depois de iniciar uma campanha.
- Posso alterar o contrato que foi enviado igual para todos em massa?
Não, não é possível alterar o contrato em massa, somente entrando de aluno por aluno! Por isso, é muito importante que esteja atento em todas as etapas na hora da criação da campanha.
- Posso alterar o contrato de um aluno específico?
Sim! Você pode alterar o contrato entrando de aluno em aluno pela campanha ativa e alterando especificamente, removendo o contrato e enviando um novo!
- Se eu adicionar um aluno na campanha após ter iniciado a mesma, ele receberá o mesmo contrato, caso tenha selecionado o contrato igual para todos?
Sim! Ele receberá tudo igual ao que foi configurado anteriormente, caso tenha selecionado o contrato igual para todos. Caso tenha selecionado a opção de contrato específico por aluno, a escola deve enviar o contrato manualmente após o aceite da proposta.
- Posso alterar a tag para um aluno específico?
Sim! Você deve excluir o contrato atual, selecionar um contrato (pode ser um novo ou o mesmo) e alterar as tags.
- Posso alterar as tags em massa, ou seja, para todos os alunos de uma campanha, após ela já ter iniciado?
Não, somente de aluno em aluno, excluindo o contrato atual, selecionando um contrato (pode ser um novo ou o mesmo) e alterando as tags - aluno por aluno. Por isso, é muito importante que esteja atento em todas as etapas na hora da criação da campanha!
Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com o nosso time de Suporte Técnico através do chat disponível no canto inferior direito da sua tela ("Suporte") ou enviar um e-mail para suporte@classapp.com.br
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