As Tags no ClassApp permitem que você defina qual usuário de um determinado perfil irá receber uma mensagem específica. Isso é essencial para garantir que as comunicações sejam direcionadas corretamente, evitando que informações sensíveis ou surpresas sejam enviadas para o público errado.
Quando um aluno é cadastrado, é colocado o nome dele (Perfil) e são vinculados os emails/celulares dos pais (Usuários).
Se não houvessem as Tags, ao enviar uma mensagem, todas as pessoas cadastradas receberiam a mensagem. O pai, a mãe, o filho, e todo mundo que esteja cadastrado no perfil daquele aluno.
Porém, às vezes, é melhor que apenas alguns dos usuários recebam as mensagens... imagine se vocês estiverem preparando um dia das mães especial, e enviarem uma mensagem para a 2ª Série, falando que vocês farão uma surpresa para as mamães e todo mundo receber. Isso estragaria a surpresa...😢 Por isso, nesse caso vocês selecionariam apenas as Tags "Pai" e "Aluno", assim não estragaria a surpresa para a mãe de ninguém! 😁
Veja abaixo abaixo como utilizar as Tags:
- Criar uma Tag
- Definir a Tag de um usuário
- Verificar as Tags de um usuário
- Selecionando uma Tag na mensagem
- Verificar as Tags de uma mensagem
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Criar uma Tag
Para criar uma Tag, entre em contato com o suporte da ClassApp.
Para verificar as Tags já criadas, vá nas Configurações da escola utilizando um perfil de administrador
Por padrão, quando uma escola é criada no ClassApp ela já vem com as Tags "Responsável Financeiro" e "Responsável Pedagógico" criadas.
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Definindo uma Tag de um usuário
Existem duas maneiras de definir a Tag de um usuário: antes e depois de ele efetuar o cadastro no ClassApp.
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Antes do cadastro:
Você pode adicionar Tags ao importar contatos ou ao adicionar manualmente um convite. Isso permite que cada usuário seja categorizado de acordo com as necessidades da escola.
- Pelo Importador:
Essa planilha será utilizada com as colunas:
Caso sua escola utilize Tags onde um dos responsáveis pode ser identificado com mais de uma Tag, como "responsável financeiro" e "responsável pedagógico", é só adicionar o mesmo email/celular em ambas as colunas, ou adicionar mais uma coluna na planilha!
Veja como utilizar o importador!
- Pela interface:
Para definir uma tag de um usuário pela interface é só seguir os passos da imagem a baixo.
Primeiro, clique em "+ Adicionar Pessoa" ou em "Editar" um perfil, e após preencher suas informações, será preciso colocar um email ou um celular no convite. Neste momento, você seleciona suas respectivas Tags:
Depois que um usuário efetua o cadastro no ClassApp, já não é mais possível alterar suas Tags utilizando uma planilha com o importador, nem adicionando os mesmos dados pela interface com uma Tag diferente, é então necessário fazer essas alterações acessando o perfil do aluno! Veja abaixo 👇🏻.
- Depois de realizado o cadastro:
Com o usuário já cadastrado, as Tags só podem ser alteradas acessando o perfil do aluno e clicando em "Contas". A partir daí, é possível adicionar ou remover Tags conforme necessário.
Na imagem abaixo, podemos ver no perfil do "Pedrinho" que, ao clicar em contas, o pai dele o "Hygor", já efetuou o seu cadastro, sendo assim, só é possível alterar as suas Tags por ali mesmo.
No local da primeira seta, podemos ver que ele já é "Responsável Financeiro e Pedagógico" se você quiser retirar essa Tag dele é só clicar no "X", e se você quiser adicionar uma nova TAG, é só clicar no botão "+ Adicionar Tag", como é mostrado pela segunda seta!.
Vale ressaltar que essa forma de alterar as Tags só é valida para quem já efetuou o cadastro, pois antes de aceitar o convite e efetuar o cadastro, a caixa destacada no campo "Usuários" não aparece.
Caso a sua escola utilize Tags, é necessário que todos os usuários de alunos possuam pelo menos uma delas. Não é possível adicionar um email ou celular de responsável, sem definir uma Tag para ele.
Nós não recomendamos que funcionários e admins possuam Tags em seus usuários de trabalho. Mas caso eles tenham um filho na escola, não tem problema esse perfil ter uma Tag!
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Verificar as Tags de um usuário.
Para verificar as Tags de um usuário, acesse o perfil do aluno e clique em "Contas". Você poderá ver as Tags associadas tanto aos usuários cadastrados quanto aos convites pendentes. Isso garante que todas as Tags estejam corretamente atribuídas.
Na imagem, logo abaixo de "Usuários", você consegue ver as Tags de quem já está cadastrado, o "Hygor" tem a Tag "Responsável Financeiro e Pedagógico".
Ainda na imagem, abaixo de "Convites", é possível ver as Tags de quem ainda não se cadastrou, quando o "Pedrinho" fizer seu cadastro utilizando o email "pedrinho@teste.com" ele terá a Tag "Aluno" vinculada a ele.
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Selecionar uma Tag para envio
Ao enviar uma mensagem, é importante selecionar as Tags corretas para garantir que apenas os destinatários desejados a recebam. Por exemplo, ao enviar uma mensagem apenas para "Responsável Pedagógico", somente os usuários com essa Tag receberão a comunicação.
Na imagem abaixo, o canal "Matrícula" está enviando uma mensagem para o perfil do aluno "Pedrinho". Como ela selecionou apenas a Tag "Responsável Pedagógico" só o "Hygor", que tem essa Tag, receberá esta mensagem, todos os outros usuários não.
Caso ela não tivesse selecionado nenhuma Tag na hora de fazer o envio, todos os usuários do perfil do aluno "Pedrinho" iriam receber esta mensagem.
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Verificar a Tag de uma mensagem
Após o envio de uma mensagem, você pode verificar as Tags utilizadas acessando a mensagem e clicando na seta que fica à direita, ao lado da data de envio. Se não houver seta, isso significa que a mensagem foi enviada sem nenhuma Tag, e todos os usuários do perfil a receberam.
Qualquer dúvida ou sugestão sobre a funcionalidade acima, entre em contato através do e-mail suporte@classapp.com.br
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