Adicionar novos alunos no ClassApp não precisa ser um processo demorado. Com o importador, você pode incluir várias turmas de uma vez de maneira simples e rápida. Acompanhe o passo a passo abaixo para aprender como importar alunos em massa.
Passos para incluir dados:
- Selecione os dados que deseja importar
- Acesse o importador e cole os dados
- Manter dados ou substituir?
- Organize os dados pelo cabeçalho
- Verifique se há erros
- Verifique se há dados duplicados
- Confira as informações
Selecione os dados que deseja importar
Primeiramente, selecione os dados na planilha.
* É importante que os dados estejam organizados por colunas, tais como:
- Nome do aluno;
- Grupo (a turma em que o aluno será inserido);
- Número do celular do responsável (é possível colocar mais de uma coluna com os números);
- Endereço de e-mail do responsável (também é possível colocar mais de uma coluna com e-mails).
- Data de nascimento;
- CPF;
Caso o aluno seja de séries do Ensino Fundamental II, Ensino Médio ou de cursos técnicos e sua instituição queira dar acesso, você pode acrescentar colunas com os dados dele (e-mail e celular).
Na página da escola, clique no nome e logo da escola (canto superior esquerdo). Na aba "Pessoas", em "Mais ações", selecione "Importar/Atualizar alunos ou funcionários". Como mostra o gif abaixo:
Acesse o importador e cole os dados
Depois de copiar os dados de sua planilha, volte à pagina do ClassApp - já com o importador aberto - e cole os dados. Em seguida, clique em "Próximo".
Manter dados ou substituir?
Antes de prosseguir com a importação, defina a opção desejada:
-
- Manter dados antigos: Adiciona novas informações sem alterar o que já está no ClassApp.
- Substituir dados antigos: Substitui os dados existentes (e-mail, celular, grupos) pelos novos da importação.
Organize os dados pelo cabeçalho
Existem campo no cabeçalho que vão organizar os dados, por isso é preciso selecionar os títulos de cada coluna, de acordo com os dados, sendo eles:
- Nome (aluno);
- Grupo (turma);
- Celular (responsáveis), que deverá ser colocada a tag referente;
- E-mail (responsáveis), também deve ser selecionada a tag.
- Data de nascimento.
- CPF.
Verifique se há erros
Na fase seguinte, clicando em próximo, será preciso verificar se existem erros nos dados. Caso exista, nessa etapa você pode corrigi-los. Os campos com erros ficarão destacados na cor vermelha. Veja quais são os principais erros:
- O sistema considera erro no Celular quando:
- O número é de telefone fixo.
- O dígito 9 antes do número está ausente.
- O DDD da região está ausente.
- Contém número a mais ou a menos do que o padrão. - O sistema considera erro no Email quando:- Falta "@".
- Falta o domínio. Ex.: gmail.com, yahoo.com.br, suaescola.com.br.
- Contém caracteres especiais. Ex.: acentos, #, $ , %, * etc.
- Não ter um email no campo e o campo não está vazio. Ex.: Erro de digitação. - Data de nascimento: formato de data incorreto, o formato correto é dd/mm/aaaa.
- CPF: CPF inválido ou incompleto.
Dica: Se muitos celulares estiverem com erro de DDD, você pode corrigir todos ao mesmo tempo, através do botão de engrenagem.
Verifique se há dados duplicados
Depois disso, você verifica se há nomes repetidos ou parecidos, na seção de Duplicação de dados. Se sim, você pode unificá-los.
Para corrigi-los, clique em cada seta para baixo para revelar as linhas consideradas como duplicadas. Após revelar o nome considerado duplicado, é apresentado algumas opções de ação:
- Clicando no "X" você apaga a linha por completo, desta forma removendo a duplicação.
- Pode-se editar o nome do usuário nos respectivos campos, desta forma realizando a correção para desfazer a duplicação.
- Clique em "Mesclar" se as duas linhas forem iguais, desta forma, o importador irá colocar todos os dados das duas linhas em uma linha.
- Clique em "Ignorar" quando os nomes forem parecidos e a diferença entre eles não forem um erro.
Observação: O botão só irá funcionar se os nomes forem parecidos, se não, alguma das correções anteriores deve ser feita.
Confira as informações
Ao final da importações, é possível conferir todos os dados que serão alterados no ClassApp. Veja abaixo o sumário dessa alteração:
- Saiba quantos alunos haviam antes da importação no ClassApp e ao final da importação. Isso ajuda a evitar duplicações de alunos.
- Clique em Quantidade de alunos atualizados e veja os alunos que serão habilitados ao final da importação. Se houverem alunos que estavam desabilitados antes da importação, eles serão habilitados automaticamente.
- Veja os alunos que estão serão criados clicando no Quantidade de alunos novos. Se houver duplicados, você pode ver aqui também:
- E veja os alunos que que estão no ClassApp e que não estão sendo importados nessa nova planilha. Você pode desativá-los antes de finalizar a importação e ver quantos alunos ficarão no total no ClassApp:
Observação: o mesmo procedimento pode ser realizado para adicionar funcionários em massa através do importador
Se tiver qualquer dúvida durante o procedimento, você pode entrar em contato com a gente através do chat online ou nos enviar um e-mail para suporte@classapp.com.br
import
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