O ClassPay é uma ferramenta do ClassApp que permite à sua escola enviar cobranças e acompanhar os recebimentos de forma simples e segura. As famílias podem pagar taxas escolares, como material didático, cantina, almoço e viagens, usando boleto, cartão de crédito (à vista ou parcelado) ou Pix.
Com o ClassPay, você pode enviar cobranças aos responsáveis, escolher datas de vencimento e métodos de pagamento, e até permitir o parcelamento.
Conheça o ClassPay
Quais as formas de pagamentos disponíveis aos usuários?
As opções de pagamento disponíveis são:
- Boleto
- Cartão de crédito (à vista ou parcelado)
- Pix
A escola pode escolher quais métodos de pagamento estarão disponíveis e acompanhar as escolhas dos responsáveis na dashboard. 😉
Taxas e custos
🎊O ClassPay está incluso em todos os planos do ClassApp, sem taxa de aquisição. As taxas aplicáveis são:
- Boleto: R$2,90 por cobrança
- Cartão de crédito: 2,9% do valor da cobrança
- Pix: R$2,50 por cobrança
Essas taxas podem ser cobradas dos responsáveis ou absorvidas pela escola. Há também uma taxa de saque para contas fora do Banco Bradesco (R$3,67 por saque).
A taxa, por padrão, é cobrada do responsável, mas a escola pode escolher absorver essa taxa, que será descontada automaticamente do valor recebido. 💰
Além disso, pode existir uma taxa referente ao saque realizado para a conta bancária da escola:
- Para contas Bradesco o saque não possui custos,
- Para os demais bancos há uma taxa de R$3,67 por saque realizado, e não por cobrança.
Dica: É possível configurar a frequência dessas transferências ou deixar apenas o saque manual para ter maior controle do que será enviado ao banco.
Fizemos um esquema com as taxas e como elas funcionam no ClassPay, olha só:
Qual o prazo para que os valores pagos estejam disponíveis para escola?
⚠️ O prazo varia de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo pai/responsável:
-
Aprovação do Pagamento:
- Boleto: 1 a 2 dias úteis
- Cartão: Logo que o pagamento é feito
- Pix: No mesmo dia do pagamento
-
Ficar disponível:
- Boleto: de 1 até 5 dias úteis
- Cartão: 29 dias corridos + 2 dias úteis
- Pix: No mesmo dia do pagamento
Esse prazo é de acordo com a liquidação de pagamentos e compensação bancária e temos um artigo que explica mais sobre isso, olha só: Liquidação de pagamentos
Diferença entre ClassPay e Módulo Financeiro
Esses dois sistemas são complementares 🤩. E os Dashboard e acompanhamentos mostram as cobranças enviadas tanto pelo ClassPay quanto pelo Módulo Financeiro.
Vamos lá que a gente te explica: Pelo ClassPay existe o envio manual das cobranças e no Módulo Financeiro você consegue programar o envio das cobranças mensais como mensalidade e outros contratos que possuir.
No Dashboard você também consegue acompanhar todas as cobranças, tanto as avulsas enviadas de forma manual pelas mensagens do ClassApp, quanto as que são enviadas automaticamente por outros módulos como o Financeiro e Matrículas. 😉
Então, a sua escola pode usufruir do ClassPay individualmente, mesmo sem utilizar o Módulo Financeiro!
Mas, se você utiliza o nosso Módulo, precisará do ClassPay para:
- Primeiros passos para utilizar o ClassPay: Cadastrar o banco da instituição
- Acompanhar todas as movimentações das cobranças;
- Realizar o saque;
- Tirar o extrato das transações.
Desta forma, a principal diferença entre eles é que o ClassPay foi pensado mais para aquelas cobranças pontuais que vinham na agenda do aluno, como pagamento da cantina, alguma excursão, entre outros. Para utilizar o ClassPay, é necessário que você crie as cobranças individualmente, colocando os valores, data de vencimento, formas de pagamento, parcelamento e banco de recebimento.
Já no Módulo Financeiro você tem a possibilidade de criar produtos e planos que ficam salvos no sistema, sendo possível adicionar para os alunos facilmente, e assim, as cobranças são enviadas mensalmente, de forma automática, de acordo com as configurações determinadas por você, como: data de vencimento e notificações de cobrança. Além disso, o Módulo Financeiro permite diversas configurações que o ClassPay não possui, como por exemplo: a régua de cobrança que são lembretes de pagamento pendente, descontos por antecipação que incentivam o pagamento antecipado e também a opção de juros e multas em caso de atrasos por parte dos responsáveis dos alunos. E se você possui o nosso Módulo, poderá utilizar do ClassPay, como informado anteriormente! 👏🏻
⚠️ É importante ressaltar que o Módulo Financeiro da ClassApp tem uma mensalidade, então, caso tenha interesse, você pode entrar em contato com o nosso time para saber mais!
Perguntas sobre o ClassPay
- Quantas cobranças eu posso enviar?
Você pode enviar quantas cobranças quiser. Não há limites de uso, mas as taxas serão aplicadas em todas (com ou sem absorção).
- É possível enviar uma mesma cobrança para vários alunos de uma só vez?
Sim 🎉! Você pode selecionar quantos alunos forem necessários para o envio de uma cobrança, por exemplo, enviar o valor do material didático para todos os alunos de uma turma, de uma só vez. E ainda consegue acompanhar de forma separada na aba de Receitas e visualizar junto na aba de Cobranças.
- Posso cadastrar diferentes contas bancárias?
Você pode cadastrar várias contas bancárias, e em cada cobrança criada você selecionará o banco no qual o pagamento deve ficar disponível para o saque posteriormente.
- A conta bancária não está no CNPJ da escola, e sim no CPF do mantenedor, posso inserir mesmo assim?
Sim! Você consegue cadastrar a conta bancária tanto no CNPJ, como no CPF, como achar necessário.
- A cobrança pode ser paga depois do vencimento?
Pelo ClassPay não é possível. Mas, com o Módulo Financeiro da ClassApp é possível, e também adicionar multas e juros, e assim, caso o responsável pague após a data de vencimento, será cobrado esse valor a mais.
- Eu posso colocar um desconto para pagamentos antecipados?
Pelo ClassPay não é possível adicionar descontos para pagamentos antecipados, mas no Módulo Financeiro é possível configurar o desconto e a data de vencimento.
- É possível configurar lembretes notificando os responsáveis de uma cobrança pendente?
Não é possível configurar lembretes para notificar os responsáveis pelas suas cobranças pendentes pelo ClassPay. Já no Módulo Financeiro é possível adicionar uma régua de cobrança, configurando os dias nos quais os pais serão notificados.
É possível enviar lembretes de notificação aos responsáveis que ainda não efetuaram o pagamento de forma manual na página de "Cobranças". É só clicar nos três pontinhos, que ficam ao lado da data de vencimento de cada cobrança e depois em "Lembrar pendentes". Desta forma, uma notificação de celular será recebida pelo pai.
Pelo Módulo Financeiro você pode deixar essa ação automática, configurando uma régua de cobrança, com os dias nos quais os pais serão notificados.
- As cobranças podem ser enviadas de forma automática?
As cobranças no ClassPay são avulsas e manuais, então, não é possível programar agendamentos de cobranças automáticas. Mas, você pode configurar envios mensais pelo Módulo Financeiro, e assim, eles serão enviados automaticamente aos alunos pelo ClassApp.
- Caso o responsável pague de outra forma para a escola, eu consigo dar baixa manual como paga para o acompanhamento?
A baixa manual está disponível pelo nosso Módulo Financeiro, no ClassPay não é possível marcar uma cobrança como paga.
- O pai pode escolher o método de pagamento que preferir?
Sim! Mas a escola pode escolher disponibilizar os três ou somente um deles. Escolhendo os três, os responsáveis podem escolher entre: boleto, Pix ou cartão de crédito, no qual pode ser parcelado, dependendo da configuração que a escola aplicar.
- Onde e como fazer o acompanhamento dos meus recebimentos?
Você pode acompanhar os seus recebimentos pela aba de Receitas. Vendo os valores a receber, as que já venceram e ter acesso a lista de todas cobranças. Além de poder pesquisar por aluno, título da cobrança e descrição.
- Errei o valor ou a data de vencimento da cobrança, posso apagar ou editar?
Não é possível apagar ou editar cobranças enviadas pelo ClassPay. Caso a mensagem tenha sido enviada em até 72 horas é possível apagar a mensagem, mas depois deste prazo, não será possível apagar ou editar a mensagem, apagando a cobrança. Então, caso esteja errado, o pai deve ser notificado para não realizar o pagamento e uma nova cobrança deve ser enviada.
Já no Módulo Financeiro você pode editar a data de vencimento de uma cobrança ou apagar o contrato e enviar outro, com os dados corretos!
- O pai selecionou um método de pagamento errado, ele pode trocar?
Depois do responsável ter escolhido um método de pagamento, não é possível alterar. Então, é necessário enviar outra cobrança para que seja selecionado o correto.
- Onde posso conferir a data exata em que o pai realizou o pagamento da cobrança?
A instituição de pagamento, Pagar.me, não disponibiliza as datas exatas do pagamento. Mas, quando o responsável paga pelo cartão de crédito, a data de confirmação é a mesma da data de pagamento e nos pagamentos por Pix também. Já o boleto pode demorar entre 1 a 3 dias para ser confirmado, sendo assim, não é possível ter certeza da data de pagamento.
- Posso realizar quantos saques eu quiser durante o mês?
Sim! Desde que tenha dinheiro disponível para o saque, você pode realizar quantos necessários. Lembrando que a transferência para o Banco Bradesco é gratuita, e para os demais, é cobrado um valor de R$3,67.
- Quais as taxas para se usar o ClassPay?
Não há taxas para utilização do ClassPay, somente as aplicadas nos pagamentos e saques:
- Boleto: R$2,90 fixo no valor da cobrança (pode ser cobrado do pai ou absorvido pela instituição)
- Cartão de crédito: 2,9% do valor da cobrança (pode ser cobrado do pai ou absorvido pela instituição)
- Pix: R$ 2,50 fixo no valor da cobrança
- Transferência para bancos, que não seja o Bradesco: R$3,67
As taxas de cartão de crédito, Pix e boleto são descontadas automaticamente no momento em que a cobrança for processada e o valor estiver pronto para retirada. Então, o Saldo disponível, na aba “Bancos e saques”, já está sem essas taxas, pronto para ser transferido. Caso o seu banco não seja Bradesco, a taxa de transferência será descontada no momento do saque.
- Não quero que o pai pague as taxas de cartão e boleto, como posso fazer?
Você pode absorver as taxas de boleto, Pix e cartão de crédito! Saiba como você pode fazer isso clicando aqui.
🤩 Agora você já sabe tudo sobre o ClassPay e qual a função dele para a sua escola! Vamos descobrir quais são os primeiros passos para a utilização dele? Clique aqui!
Se tiver qualquer dúvida durante o procedimento, você pode entrar em contato com a gente através do chat online ou nos enviar um e-mail para suporte@classapp.com.br
payments
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.