Para enviar cobranças através do ClassPay, o primeiro passo é cadastrar sua conta bancária no ClassApp. Este guia explica como fazer isso de forma segura e em conformidade com as normas do Banco Central.
Leia com atenção as etapas abaixo para garantir que seu cadastro seja concluído com sucesso:
- Como começar a usar?
- Tempo Estimado para o cadastro da conta bancária
- Como cadastrar meu banco?
- Dados cadastrais
- Prova de vida
- Auditoria
- E, agora? Como enviar cobranças?
- FAQ
Como começar a usar?
O ClassPay é uma funcionalidade dentro do ClassApp em que as famílias podem realizar pagamentos de cobranças enviadas pela escola de forma simples, rápida e segura!
- Abra a página de administração da escola, clicando no botão com o nome e logo da escola no canto superior esquerdo do site.
- Acesse a aba "ClassPay" no menu lateral à esquerda.
- Leia e aceite os Termos Aditivos de Serviço, clicando em "Começar agora".
- Entre na aba "Bancos e Saques".
Tempo estimado para o cadastro da conta bancária
O processo completo de cadastro pode levar de 5 a 7 dias úteis, incluindo todas as etapas de validação e auditoria.
Regras de uso
- Limite de Contas: Cada escola pode cadastrar apenas uma conta por CNPJ/CPF.
- Escolha da Conta: Escolha a conta com cuidado, considerando benefícios como saques gratuitos em bancos que são do Bradesco.
Como cadastrar meu banco?
Parte 1:
- Selecione "Bancos e Saques" e clique em "Adicionar novo banco".
Parte 2:
Ao clicar no botão, você verá um Pop-up com os detalhes deste processo, como a imagem abaixo:
Parte 3:
Agora, é só você clicar no botão "Preencher formulário" para preencher todas as informações necessárias.
⚠ Importante: Não compartilhe o link do formulário com outra pessoa.
Dados Cadastrais
Ao entrar no formulário, leia com atenção as informações iniciais e inicie o preenchimento com muita atenção e cuidado. Qualquer informação errada pode comprometer o cadastro da sua conta bancária. Após o cadastro da conta, as únicas informações que poderão ser editadas são: banco, conta e agência - todos os outros dados não poderão ser editados.
- Parte 1:
Primeiro, você deve preencher com suas informações - pessoa que está solicitando a criação da conta - e, inserir uma foto/selfie do seu rosto, junto ao seu documento de identidade.
- Parte 2:
Após preencher com suas informações, você deverá continuar com as informações da Pessoa Física ou Jurídica da conta que está criando.
Conta para Pessoa Física (CPF)
- Nome completo;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Endereço completo;
- Documento de identidade válido (RG ou CNH);
- Data de nascimento;
- Renda mensal;
- Ocupação profissional;
- Endereço completo (Rua, Complemento, Número, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Ponto de Referência);
- Número de telefone (DDD e número).
Conta para Pessoa Jurídica (CNPJ)
- Razão social;
- Nome fantasia;
- CNPJ;
- E-mail do recebedor;
- Receita anual;
- Endereço completo (Rua, Complemento, Número, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Ponto de Referência);
- Número de telefone (DDD e número);
- Informações do representante legal:
- Nome completo;
- E-mail;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Renda mensal;
- Ocupação profissional;
- Endereço completo (Rua, Complemento, Número, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Ponto de Referência);
- Número de telefone (DDD e número).
- Parte 3:
Conta bancária
Após preencher com os dados do detentor da conta, preencha os dados da conta bancária:
- Banco: escolha a instituição da conta bancária
- Agência: informe o número da agência (deve ter no máximo 4 caracteres)
- Dígito: informe o dígito da agência, caso tenha
- Tipo de conta bancária: escolha entre as opções, conta corrente / conta corrente conjunta / conta poupança / conta poupança conjunta
- Nome da conta bancária: crie um identificador para a conta cadastrada
- Parte 4:
Configuração de saque
Para ambos os casos, CPF ou CNPJ, você deve decidir as opções de saque disponíveis:
- A primeira opção é a de absorção das taxas de cartão de crédito, boleto e PIX: A cada pagamento efetuado é cobrada uma taxa diferente para boletos, cartões e PIX que a instituição pode escolher:
1. Repassar a taxa para a família, deixando a opção desmarcada;
2. Absorver o valor, fazendo com que a família não pague pela taxa, deixando marcada a opção.
Escolhendo absorver uma ou mais taxas, no momento de envio das cobranças, as opções de absorver as mesmas já estarão selecionadas automaticamente, deixando o processo mais rápido. Mas ainda terá a opção de desmarcar as opções para que as taxas sejam direcionadas à família, caso necessário. 😉
- Você pode escolher se deseja que os saques sejam automáticos ou não:
- Automático: selecione qual a frequência desejada: mensalmente, semanalmente ou diariamente. Caso escolha uma das duas primeiras opções, você deve selecionar qual dia do mês ou da semana prefere que o saque seja realizado;
OBS: Para saques automáticos, caso no momento programado do saque não hajam valores, o saque será feito assim que houver qualquer valor disponível.
- Manual: opte por manual, caso queira realizar os saques nos dias necessários por você, ao decorrer do mês.
⚠️ Importante: deve haver um caixa mínimo para que o saque seja efetuado e, para bancos Bradesco, não há custo para essa transação. Para os demais bancos há uma taxa de R$3,67.
Demonstração de como funcionam as taxas aplicadas no ClassPay:
Prova de vida
Validação dos Dados
Após o preenchimento do formulário, nossa equipe entrará em contato com o responsável legal da escola para validar as informações. Este passo é crucial para garantir a autenticidade dos dados.
Tendo a confirmação dos dados com o responsável legal, nossa equipe enviará um link da prova de vida para o responsável da conta bancária para concluir o processo.
Prova de Vida
Este processo de Prova de Vida é essencial para que a conta bancária seja criada e garante ainda mais segurança para a escola.
Como irá funcionar: Nossa equipe estará em contato com o responsável da conta para que os passos abaixo sejam seguidos.
- Tempo para Acessar o Link: Você terá 20 minutos para acessar o link enviado pela equipe ClassApp;
- Responsável pela Conta: O responsável pela conta deve realizar a prova de vida, caso contrário, a criação da conta será reprovada;
-
Documentos Necessários:
- Para CPF: Documento de identidade com CPF (RG ou CNH).
- Para CNPJ: Documento de identidade do responsável e procuração (se aplicável).
- Tentativas Permitidas: Até 3 tentativas são permitidas para erros simples. Motivos graves de fraude resultam em reprovação imediata.
Auditoria
Após a prova de vida e a validação inicial, a Pagar.me, intermediadora de pagamentos da ClassApp, realizará uma auditoria, que pode levar até 48 horas adicionais.
Conta aprovada
Após a aprovação, a conta será exibida no ClassPay e nosso time irá avisar ao solicitante ou responsável da conta.
Pronto, agora você pode começar a usar o ClassPay e enviar a sua primeira cobrança! Para saber como, clique neste artigo.
Conta recusada
Nesse caso de recusa, ela é permanente, ou seja, não poderá tentar mais criar a conta com o mesmo CPF ou CNPJ, apenas poderá criar com outro CPF ou CNPJ.
Importante: Pela LGPD, a intermediadora enviará somente o status final, sem o motivo da recusa.
E, agora? Como enviar cobranças?
Depois de ter cadastrado o banco e ter sua conta aprovada, chegou a hora de começar a enviar as cobranças aos alunos e acompanhar os recebimentos!
Então, para saber tudo dessa próxima etapa, é só clicar aqui.
FAQ
-
Quanto tempo leva o processo?
- O processo completo pode levar entre 5 e 7 dias úteis.
-
O que fazer se perder o tempo do link de 20 minutos?
- Solicite ao consultor a geração de um novo link.
-
Posso ter mais de uma conta por CNPJ/CPF?
- Não, é permitido apenas uma conta por CNPJ/CPF.
-
Escolas que já possuem conta, o que acontecerá?
- Estamos aguardando novas diretrizes do nosso provedor e do Bacen. Mais informações serão fornecidas assim que disponíveis.
Se tiver qualquer dúvida durante o procedimento do cadastro da conta bancária, você pode entrar em contato com a gente através do chat online ou nos enviar um e-mail para suporte@classapp.com.br
payments
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.