Se o seu Módulo Financeiro já está configurado e as mensagens com as cobranças já estão sendo enviadas para os alunos, um próximo desafio pode ser justamente a gestão dessas cobranças, visando um controle maior em relação aos pagamentos e recebimentos. 💰💰
Foi pensando nisso que preparamos esse artigo para você.😉 Aqui você irá conhecer o recurso dos Saldos e Extrato, onde você pode acompanhar não só a disponibilização e os saques dos valores recebidos do Sistema Financeiro, mas também das cobranças enviadas de maneira avulsa pelo ClassApp (ClassPay) e das antecipações do Módulo de Matrículas.
Use o nosso sumário para se localizar!
- Onde verifico essas informações?
- O que o valor do saldo representa?
- O que é o extrato?
- Dica: Verifique quais pagamentos de quais alunos compõem um determinado saque
- Quais dados estão disponíveis no extrato?
- Outras duvidas
Onde verifico essas informações?
Para verificar esses dados é muito simples. Acessando o Módulo Financeiro, você terá o menu lateral do lado esquerdo da tela com suas opções de gerenciamento. Selecione a opção Receitas e então basta selecionar Saldo e Extrato, que fica ao lado de Inadimplências. E pronto!
É importante ressaltar que os dados mostrados de Saldo e Extrato são relativos apenas à conta selecionada. Caso você possua mais de uma conta bancária cadastrada no seu sistema, você poderá verificar as informações de cada uma separadamente. Basta realizar a alteração como indicado na imagem a seguir:
O que o valor do saldo representa?
Ok, chegamos até aqui, mas agora você pode estar se perguntando: “que valores são esses?” Fique tranquilo, pois estamos aqui para esclarecer estas dúvidas.
O saldo mostra um somatório de todos os pagamentos que já foram confirmados e cujos valores já estão disponíveis para serem sacados por vocês, tenham eles sido realizados por PIX, cartão de crédito ou por boleto.
Uma dica importante é 👀 ficar de olho 👀 no fato que diferentes formas de pagamento possuem prazos diferentes, tanto de confirmação quanto de disponibilização do valor pago. Pagamentos feitos por PIX ficam disponíveis no mesmo dia, enquanto pagamentos feitos por boleto podem levar de 2 a 5 dias para ficarem disponíveis, já os pagamentos feitos por cartão de crédito vão ficar disponíveis para saque depois de cerca de 31 dias.
Se ficou na dúvida sobre esses prazos e quer entender melhor esse funcionamento, veja os nossos artigos de ajuda:
- Como funciona a confirmação de pagamentos de um boleto?
- Liquidação de Pagamentos: Quanto tempo leva para os valores ficarem disponíveis para saque?
O que é o extrato?
O Extrato é um relatório que contém o histórico e informações sobre a movimentação e o saldo das contas bancárias que foram cadastradas para receber os valores pagos. Verificar o extrato pode auxiliar a manter os dados atualizados e a ter uma visão mais detalhada de todas as entradas e saídas financeiras 💸💸
- Posso aplicar filtros no Extrato?
Com certeza! Os filtros são uma forma bem interessante de organizar as informações que você está visualizando e de fazer análises mais assertivas.
Você tem a sua disposição a possibilidade de filtrar as cobranças pela data e também ordenar para deixar os dados organizados de acordo com o seu interesse.
Lembrete importante: a data levada em consideração no filtro e, também na ordenação, é a data em que o valor ficou DISPONÍVEL
Dica 🤩: Verifique quais pagamentos de quais alunos compõem um determinado saque:
Agora que você já é um craque e sabe usar os filtros do Extrato como ninguém, segue uma dica muito interessante que você pode começar a usar no seu dia-a-dia. Um dos interesses mais comuns das escolas em relação a seus recebimentos é saber detalhadamente quais pagamentos de quais alunos compõem um determinado valor que caiu em sua conta. Como você deve estar imaginando, você tem essa informação na palma da sua mão com o nosso Extrato. Para tal, siga o passo a passo a seguir. É bem simples, vai ser rapidinho 🚀🚀
- Clique para verificar o seu Histórico de Saques e se atente às datas entre o seu saque de interesse e o que havia sido feito anteriormente.
- Volte para o Extrato e clique sobre o filtro de data. Basta ajustar o mesmo e pronto! As cobranças específicas desse saque estarão à sua disposição!
OBS🚨: É legal se atentar que se nem todas as cobranças estiverem à mostra na tela inicial do Extrato, você pode ampliar esse campo de visão clicando sobre a opção Ver Mais que fica no centro na parte inferior da tela.
Quais dados estão disponíveis no extrato?
Veja abaixo a explicação de cada dado: 😍
- Vencimento: Data do vencimento da cobrança selecionada pela escola no momento do envio
- Aprovado: Data em que o pagamento foi aprovado. O tempo de processamento nesta etapa é diferente entre pagamentos com boleto, pix e pagamentos com cartão de crédito.
- Disponível: Data em que o valor pago ficou disponível para a escola. Nesta etapa, os tempos de processamento também depende da forma de pagamento escolhida.
- Método: Forma de pagamento. Aqui você também poderá ver a qual parcela esse valor se refere em pagamentos através do cartão de crédito.
- Título da Cobrança: Título do plano relativo à cobrança em questão. Aqui você também poderá ver a qual cobrança dentro do contrato do aluno o valor se refere.
- Entrada: Valor da transação que efetivamente ficou disponível para a escola (descontando as taxas de R$2,50 para PIX, R$2,90 para boletos e 2,90% do valor para Cartão de Crédito)
👉👉 Dica: As cobranças que foram confirmadas como pagas através da Baixa Manual não serão listadas aqui, uma vez que se referem a pagamentos externos.
- Saída: Valor que efetivamente foi para a conta da escola após o saque (descontando a taxa de R$ 3,67 do saque, com exceção de bancos Bradesco)
- Tipo: Transação(cobranças) ou Transferência(saque)
- Pessoa: Aluno referente à cobrança e o usuário que realizou o pagamento
Outras duvidas
- Como faço para sacar?
Você consegue realizar o saque manual (que funciona como uma transferência TED comum) clicando no botão Sacar.
O valor chegará na conta cadastrada no mesmo dia, desde que a operação seja solicitada até às 15h de acordo com as regras de transferência bancária. Após esse horário, a transferência será realizada no próximo dia útil.
Todos os saques, os valores, os usuários que os efetivaram e o status dos mesmos podem ser visualizados na opção Histórico de Saques.
⚠️ importante: Hoje o ClassApp não possui um "Saque pix" para os pagamentos por pix, então caso o pix caia no mesmo dia, o saque continua tendo o tempo da TED, ou seja, se a tentativa de saque for realizada antes das 15h o dinheiro pode ser transferido no mesmo dia ainda e após esse horário será apenas no próximo dia útil!
Se tiver mais dúvidas ou quiser nos passar um feedback em relação ao nosso Sistema Financeiro e à essa tela de Saldo e Extratos, fique à vontade para nos chamar pelo nosso chat ou pelo email suporte@classapp.com.br.
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