A aba de "Cobrança" no Módulo Financeiro tem como objetivo facilitar o acompanhamento das cobranças de um período específico, com detalhes sobre os alunos e a saúde financeira da escola. É possível realizar diversos filtros e acompanhar todos os status de pagamento dos alunos, além de outras informações importantes! Vamos lá? 🚀
Acompanhe pelos tópicos:
- Como acessar?
- Como funciona o painel de cobranças?
- Como gerencio minhas cobranças?
- Como personalizar o período das cobranças?
- Como filtrar as cobranças?
- Mais ações
Como acessar?
Para acessar a aba de cobranças, clique em "Receitas" no menu lateral esquerdo e, em seguida, em "Cobranças".
Como funciona o painel de cobranças?
O painel exibe uma visão geral dos valores já recebidos e dos valores em aberto. Veja abaixo:
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Valor recebido: Exibe o total de dinheiro já pago pelos responsáveis e aprovado pela instituição de pagamento.
Exemplo: Se o responsável pagou R$1029,00 (com juros, multa e/ou desconto), esse valor será mostrado aqui.
⚠️ Importante: O valor recebido não é o valor disponível para saque, pois ainda podem ser descontadas taxas.Valor a receber: Indica o total de cobranças que a escola ainda tem a receber, incluindo pagamentos já feitos e valores pendentes (em atraso ou a vencer).
⚠️ Importante: Se o pagamento foi feito, mas ainda não aprovado pela instituição de pagamento, ele será mostrado como pendente. O status pode ser "vencido" ou "a vencer".Valor vencido: Mostra as cobranças que já passaram do prazo de pagamento e estão em atraso.
⚠️ Importante: Mesmo que o responsável tenha pago, o valor pode ainda estar aguardando aprovação pela instituição de pagamento e, por isso, aparece como "vencido" até ser finalizado.Valor a vencer: Refere-se às cobranças que ainda não venceram e não foram pagas, ou que foram pagas, mas ainda aguardam aprovação pela instituição de pagamento.
Como gerencio minhas cobranças?
Abaixo do painel, você encontra a lista de alunos com todas as cobranças que vencem no período selecionado (ou que já venceram). As informações exibidas são:
Nome e grupos que faz parte: Mostra o nome do aluno e os grupos aos quais ele pertence no ClassApp.
Cobrança & contrato: Exibe o identificador da cobrança e o contrato relacionado.
Vencimento: Indica a data de vencimento da cobrança.
Valor: Mostra o valor total da cobrança.
Status: Informa o status da cobrança, como: paga, vencida, a vencer, agendada, estornada ou cancelada.
Leitura: Exibe o status de recebimento ou leitura da cobrança pelo responsável.
Como personalizar o período das cobranças?
Logo na primeira parte da tela você encontrará o filtro por data que estará por padrão no mês atual:
Aqui, você pode escolher datas específicas para analisar os dados, facilitando a visualização dos recebimentos de cada semana, o que está para vencer e o que já deveria ter sido pago.
Após selecionar o período, basta clicar em "Aplicar" e as cobranças dos alunos aparecerão na tela.
Como filtrar as cobranças?
Clicando em "Filtro", é possível utilizar outras opções para facilitar ainda mais o acompanhamento das cobranças:
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Aluno: Filtre pelos nomes dos alunos para ver as cobranças específicas. É possível selecionar mais de um aluno por vez.
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Grupo: Filtre pelas turmas ou grupos da escola, como "1ª série do Ensino Médio", para visualizar todas as cobranças relacionadas a esse grupo.
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Método: Filtre as cobranças por método de pagamento, como boleto, cartão ou pix. Isso ajuda a analisar qual forma de pagamento tem maior taxa de sucesso ou atraso.
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Status: Classifique as cobranças conforme o status:
- Pagas: Cobranças pagas dentro do período.
- Vencidas: Cobranças não pagas e já vencidas.
- À vencer: Cobranças que ainda não foram pagas e têm vencimento dentro do período.
- Agendadas: Cobranças que ainda não foram enviadas, mas com vencimento dentro do período.
- Estornadas: Cobranças que foram pagas, mas depois estornadas.
- Canceladas: Cobranças que foram vencidas ou canceladas no sistema.
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Leitura: Filtre conforme o status de leitura da cobrança, verificando se o responsável do aluno recebeu e leu a cobrança.
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Desabilitados: Os alunos desabilitados são mostrados por padrão, mas é possível desmarcar essa opção para exibir apenas os alunos ativos.
Após selecionar as opções desejadas, clique em "Aplicar Filtros" para ver as cobranças filtradas.
Mais ações que podem ser realizadas em cada cobrança:
Em cada cobrança é possível realizar diferentes ações conforme o status da mesma.
Abaixo, temos o glossário com o significado de cada ação disponível nas cobranças:
- Mais detalhes: Leva para a página do aluno, mostrando todas as cobranças enviadas a ele.
- Perfil do aluno: Acessa a página com os dados do perfil do aluno, como nome, telefone e e-mail. Útil para ações pontuais.
- Ver mensagem: Exibe a mensagem enviada ao aluno com a cobrança.
- Estornar: Permite estornar o pagamento feito por Cartão de Crédito.
- Ver boleto: Visualiza o boleto gerado para a cobrança.
- Notificar: Envia uma notificação aos responsáveis do aluno sobre cobranças vencidas ou a vencer.
- Cancelar: Cancela uma cobrança vencida ou a vencer, impedindo o pagamento e o envio de novas notificações.
- Baixa manual: Marca a cobrança como paga quando o responsável pagou por outro método. Esse valor não estará disponível no sistema e será refletido no dashboard.
Para a baixa manual você deve:
- Informar a data em que o pagamento foi realizado;
- Escolher se o responsável pagou o valor total ou parcial;
- Adicionar uma observação (por exemplo: forma de pagamento);
- Anexar um arquivo do comprovante de pagamento, se necessário.
⚠️ Importante: Caso tenha dúvidas sobre o processo de baixa manual, você pode acessar mais informações clicando aqui.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, você pode conversar com a gente através do chat ou do nosso e-mail suporte@classapp.com.br 💙.
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