O sistema financeiro tem como objetivo ajudar as nossas escolas a diminuir o atrito com os pais diante das cobranças, além de colaborar para uma melhor gestão e acompanhamento de todos os pagamentos enviados pela escola.
🤩 A ferramenta de "Inadimplências" chega como uma forma de te ajudar ainda mais, possibilitando uma melhor visualização dos atrasos nos seus recebimentos. Por aqui você consegue ver quais alunos estão atrasados, qual o valor de cada um individualmente e também ter uma noção geral do quanto de receita há ainda para receber.
Você vai ver como tudo ficará mais fácil e simples para você e sua escola acompanharem os pagamentos dos pais! Vamos lá! 🚀🚀
Veja o passo a passo:
- Como acompanhar os alunos inadimplentes?
- Como filtrar os inadimplentes?
- Como funciona o painel de inadimplentes?
- Mais ações que podem ser realizadas
- Como acompanhar os alunos inadimplentes?
👀 Para visualizar e gerir todos os inadimplentes é muito simples: Você vai clicar em “Receitas”, no menu localizado na lateral, à esquerda. Depois, é só clicar em “Inadimplências”.
Nesta tela, você terá uma visão completa de tudo o que está acontecendo na sua escola, com todos os pagamentos e alunos em atraso, com gráficos e filtros para facilitar ainda mais a sua análise. 📊
Você também consegue visualizar aluno por aluno e utilizar os filtros. Veja abaixo 👇🏻.
- Como filtrar os inadimplentes?
💡 Na primeira parte, logo abaixo do título da página, você terá a possibilidade de realizar alguns filtros: Grupos e Mostrar desabilitados
O primeiro filtro é o de “Grupos”, no qual você pode selecionar grupos específicos da escola, e, com isso, você consegue identificar quais turmas estão em maior atraso, possibilitando a criação estratégias específicas para eles. Você também pode selecionar os grupos de acordo com os segmentos de sua instituição, identificando qual deles têm maior atraso. Esse conhecimento com certeza fará diferença na sua gestão! 😉
Não se esqueça de clicar em "Aplicar" para filtrar os grupos que selecionou!
Por padrão, a página de inadimplência mostra os alunos desabilitados, pois é possível que alguém já tenha saído da escola e continue com cobranças em aberto e, com esse filtro marcado, você consegue ter acesso a todos eles. Se desejar ver somente os ativos, é só desmarcar essa opção.
- Como funciona o painel de inadimplentes?
Abaixo, temos o nosso painel, com cinco cartões que dão uma maior praticidade na hora de conferir e gerir seus dados! Veja abaixo o significado deles:
- TOTAL PRINCIPAL: representa o total das cobranças atrasadas pelos alunos ainda em aberto. Esse valor não conta com o desconto de antecipação e nem juros e multa.
- TOTAL ATUALIZADO: É o valor total das cobranças atrasadas, somado aos juros e multas que foram ajustados no sistema também.
- COBRANÇAS: quantidade total de cobranças ainda em aberto.
- ALUNOS: quantidade de alunos que estão inadimplentes.
- MAIS QUE 30 DIAS: cobranças que estão pendentes há mais de 30 dias. Destacamos essa pois sabemos que quanto maior o atraso, mais o fluxo de caixa é afetado.
⚠️ IMPORTANTE: todos os valores podem variar de acordo com os filtros que você adicionar na página!
Depois, temos dois gráficos muito importantes, que terão informações precisas e rápidas para o acompanhamento da saúde financeira da escola! 📉📈
O primeiro é um gráfico em pizza, que mostra o total de alunos que estão em dia com as cobranças (Adimplentes - azul) e o total de alunos que estão em atraso com as cobranças da escola (Inadimplentes - vermelho). Na legenda é possível conferir o total de alunos e a porcentagem que esses alunos representam para a escola. 🗂️
📊 O segundo gráfico é muito importante para a escola entender como está a saúde financeira da escola.
Ele é dividido em cinco intervalos: 1 a 7 dias; 8 a 14 dias; 15 a 30 dias; 30 a 60 dias e mais de 60 dias. E análise dele é muito interessante: O ideal, é não ter atrasos, claro, mas se houver, que a maior quantidade esteja no começo do gráfico, pois pequenos atrasos podem acontecer e depois ir caindo durante os outros períodos, com uma taxa bem baixa acima de 60 dias.
Se o gráfico estiver com a maior parte dos atrasos depois de 30 e 60 significa que já ficaram 1 ou 2 meses sem receber aqueles valores e isso tem um grande impacto no caixa. ⬇️
Por isso, incentivamos a utilização dos lembretes da régua de cobrança nas configurações e também de desconto (factíveis) por antecipação para incentivar o pagamento antecipado e evitar atrasos.
Além disso, passando o mouse em cima das barras é possível verificar em cada um dos intervalos:
- Soma dos valores em atraso;
- Número de cobranças em atraso;
- Número de alunos inadimplentes.
Veja abaixo:
✅ E ainda não acabou: abaixo dos gráficos temos os “Alunos Inadimplentes” ordenados pelo maior tempo de atraso. À direita você pode alterar essa ordem pelo Maior valor em atraso se desejar.
- Mais ações que podem ser realizadas:
📌 Enviar um lembrete da cobrança:
Acima da lista de alunos, há o botão “Notificar atraso”, que notifica todos os que estão inadimplentes de uma só vez.
Você também pode selecionar você pode selecionar alunos específicos, clicando na caixinha de seleção que fica do lado esquerdo do nome do aluno, e depois clicar em “Notificar atraso”, desta forma, somente os alunos que você selecionou serão notificados.
E, se desejar, também é possível notificar os alunos individualmente, clicando nos 3 pontinhos à direita e em “Notificar atraso”, veja abaixo: 😉
👉🏼 Ver cobranças do aluno:
Clicando nos 3 pontinhos, à direita, você também pode acessar a opção “Ver cobranças”, para conferir quais são àquelas que estão pendentes e e mais informações sobre aquele alunos:
Ao entrar na parte de cobranças do aluno individualmente, é possível conferir lista de cobranças clicando “Cobranças”, identificando quais são as que estão em atraso e também notificá-lo individualmente, clicando no botão “Mais ações”, que fica no canto direito, ao lado dos filtros de cobranças.
💬 Verificar o perfil do aluno:
Se quiser realizar uma ação pontual com o aluno, como uma ligação, por exemplo, é possível ver os contatos dos responsáveis clicando no “Perfil do aluno”:
Ficou com dúvidas? Não tem problema! Nosso time está preparado para atendê-lo! Entre em contato com a gente pelo chat ou email: suporte@classapp.com.br 💙.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.