Para facilitar a leitura dos comunicados pelo ClassApp existe a configuração padrão de receber as notificações. No entanto, há casos em que algumas pessoas não são sinalizadas de que há novas mensagens. Listamos as possíveis causas para esse problema ocorrer, além de algumas orientações para sanar tais questões.
Veja nesse artigo:
- O QUE É PRECISO HABILITAR?
- Dispositivo conectado à Internet
- Permissão de recebimento
- Notificações no ClassApp
- O QUE É PRECISO DESATIVAR?
- Modo de economia de energia
- Opção “Exibir silenciosamente”
- Execução em 2º plano
- CASOS ESPECIAIS
- Otimização de celular
- Dispositivo bloqueando notificações
O QUE É PRECISO HABILITAR?
Para que o ClassApp funcione da melhor forma, algumas funções precisam permanecer habilitadas. Para receber as notificações, assegure-se de que as seguintes condições estejam habilitadas:
Dispositivo conectado à Internet ✅
- Verifique se seu dispositivo está conectado a Internet (as notificações só chegam quando o celular estiver conectado a uma rede WiFi ou 3G/4G). Para isso, vá até "Configurações", selecione a opção "Conexões" e habilite o Wi-Fi ou Uso de Dados.
Permissão de recebimento ✅
- Verifique se o recebimento das notificações ou a permissão de recebimento está habilitada nas configurações do celular e do ClassApp. Para habilitar, vá até "Configurações", clique em "Aplicativos", escolha o "ClassApp" e selecione "Notificações". Deixe a opção "Permitir notificações" habilitada.
Notificações no ClassApp ✅
- Verificar se o recebimento de notificações pelo celular está habilitada no ClassApp. Para entender melhor, leia esse artigo que explica melhor: "Não estou recebendo notificações"
O QUE É PRECISO DESATIVAR?
Em contrapartida, algumas funcionalidades do dispositivo podem interferir no recebimento das notificações. Por isso, caso não seja sinalizado de novas mensagens, desative as seguinte funções:
Modo de economia de energia ❌
- Verifique se o celular não está no modo de economia de energia/bateria, pois alguns celulares bloqueiam as notificações quando estão no modo de economia de bateria. Tente desativar essa opção e veja se recebe as mensagens.
Opção “Exibir silenciosamente” ❌
- Se a função “Exibir silenciosamente” estiver ativada, as mensagens chegam a notificação até aparece na parte superior do celular, mas não haverá sinalização (que geralmente aparece no visor), ou seja, a notificação chega no aparelho, mas sem alertas.
Restrição de execução em 2º plano ❌
- Caso você utilize algum aplicativo ou ferramenta de otimização do celular é muito provável que as notificações do ClassApp fiquem suspensa. Caso utilize algum, tente procurar o ClassApp e habilitar as notificações novamente.
- O ClassApp é executado em 2º plano, por isso se não estiver dessa forma, isso impedirá que as notificações fiquem sinalizadas para o usuário.
CASOS ESPECIAIS
Dispositivo bloqueando notificações
- Alguns dispositivos bloqueiam o ClassApp de enviar as notificações, é o caso do Asus, pois eles possuem gerenciamento de energia diferente. Para habilitar as notificações, acesse a Gestão de energia do aplicativo.
IMPORTANTE: vale ressaltar que depois de o sistema enviar as mensagens, cabe ao sistema operacional de cada celular (iOS/Android) sinalizar o usuário de que há nova mensagem. Caso isso não esteja acontecendo, significa que o aparelho está bloqueando as notificações, sendo necessário verificar os aspectos acima relacionados.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.