Pensamos em integrar os pagamentos ao ClassApp para agregar simplicidade, praticidade e segurança para os pais e escola já no aplicativo oficial de comunicação.
Este artigo irá ensinar tudo que precisa saber para começar a utilizar nossa solução e a enviar as cobranças via ClassApp!
Veja o que é possível fazer:
- O que é e como utilizar?
- Quais as formas de pagamentos disponíveis aos usuários?
- Como enviar uma cobrança?
- Como verificar o status de uma cobrança?
- Taxas e custos
- Como a escola receberá os valores pagos pelos usuários?
- Qual o prazo para que os valores pagos estejam disponíveis para escola?
- Como a escola pode verificar os valores disponíveis?
- O que é e como utilizar?
É a nova funcionalidade dentro do ClassApp em que os pais podem realizar pagamentos de cobranças enviadas pela escola de forma simples, rápida e segura, e as escolas conseguem acompanhar essas informações em tempo real.
Primeiramente a escola precisa cadastrar os bancos para o qual o dinheiro poderá ser transferido. Ao abrir as configurações da escola no ícone de engrenagem (localizado no canto superior esquerdo do site), dentre as opções terá a nova de "Pagamentos" .
Em seguida irá abrir a janela do dashboard geral que será explicado posteriormente, na parte superior você deve selecionar "Bancos e Saques" e após isso terá a opção "Adicionar novo banco".
Há 3 passos para adicionar as informações do banco da instituição. O primeiro passo são as informações dos dados bancários:
- Nome da instituição
- Dados bancários como banco, agência e número da conta
- CNPJ da instituição
⚠️ Observação: A função de pagamentos só poderá ser utilizado por instituições com CNPJ.
O segundo passo é para configurar a absorção de taxas e o saque automático da conta virtual do colégio para a conta no banco escolhido.
E por fim, no terceiro passo, basta finalizar para adicionar o banco na escola.
O banco cadastrado ficará disponível para a visualização na mesma aba, onde será possível fazer a retirada manualmente do dinheiro e editar as informações do banco caso precise.
É possível adicionar outros bancos também, não há limites.
- Quais as formas de pagamentos disponíveis aos usuários?
As opções disponíveis são boleto e cartão de crédito à vista ou parcelado. A quantidade de parcelas é definida pela instituição.
- Como enviar uma cobrança?
Para enviar uma nova cobrança primeiramente você escrever uma nova mensagem para algum destinatário da escola e selecionar a opção "Cobrança" localizada na parte inferior da mensagem, como anexo.
Após, irá abrir uma janela para adicionar as informações da cobrança, nela você poderá selecionar/escrever:
- Nome da cobrança: idealmente coloque o nome do que está cobrando, como Mensalidade, Apostila, Aula especial, entre outros
- Valor a receber: adicionar o preço a ser pago pelo responsável
- A possibilidade de adicionar uma descrição opcional: Caso deseje descrever mais algumas informações relevantes
- Selecionar o banco para qual o dinheiro será enviado: Caso tenha mais de um banco, pode adicionar por aqui
- A forma de pagamento: Você pode selecionar qual forma irá aceitar, se boleto e cartão ou somente um ou outro.
- Parcelamento do cartão: É possível configurar a quantidade de parcelas máxima que o pai pode escolher parcelar no cartão de crédito
- Opções para absorver a taxa ou não: Caso não queira que o pai pague as taxas da transação, pode selecionar absorver a taxa (veja mais em Taxas)
- Data da expiração da cobrança: Definir uma data para vencimento da cobrança
O mesmo pode ser feito pelo celular: ao criar uma nova mensagem basta selecionar o clips (localizado na parte superior da tela), encontrar a opção "Cobrança", e adicionar as informações e por fim adicionar as informações de pagamento para enviar.
- Como verificar o status de uma cobrança?
É possível acompanhar o status das cobranças enviadas na aba de Pagamentos e também pelas mensagens enviadas.
Nessa tela você consegue ver:
- A receita já recebida
- O valor disponível para saque
- Valor ainda a receber
- E a lista das cobranças que pode ser filtrada e exportada
- Taxas e custos
A função de Pagamentos é totalmente gratuita para todos os nossos clientes ClassApp, ou seja, não há nenhuma taxa de aquisição para a utilização da ferramenta. Mas a cada cobrança paga, existe uma taxa no boleto ou cartão de crédito. O valor das taxas são:
- Boleto: R$2,90 fixo no valor da cobrança
- Cartão de crédito: 2,9% do valor da cobrança
A escola pode escolher absorver essa taxa, que é descontado automaticamente do valor recebido.
- Como a escola receberá os valores pagos pelos usuários?
Os pagamentos serão processados e disponibilizados em uma conta digital da escola. A escola poderá solicitar a transferência dos valores para sua conta bancária a qualquer momento e também configurar saques automáticos. Para contas Bradesco o saque já é automático e sem custo, sendo possível configurar a frequência dessas transferências.
Para os demais bancos há uma taxa de R$3,67 por transação.
⚠️ IMPORTANTE: Atente-se para, ao realizar o cadastro, colocar o mesmo CNPJ vinculado à conta bancária que foi incluída.
- Qual o prazo para que os valores pagos estejam disponíveis para escola?
O prazo varia de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo pai/responsável:
- Boleto: em até 3 dias úteis após o pagamento;
- Cartão de Crédito: em até 32 dias após o pagamento (29 dias corridos + 3 dias úteis)
- Como a escola pode verificar os valores disponíveis?
Após o pagamento ser realizado, a escola pode checar página "Pagamentos" para visualizar o que a escola tem a receber, assim, depois que cair o dinheiro dentro dos prazos, ele irá mostrar quanto a escola tem disponível para retirar, o que está pendente, e a receita total!
Nesta mesma página, é possível exportar em uma planilha as informações e também ao clicar no três pontinhos ao lado direito de um pagamento é você pode estornar um pagamento e ver abrir a mensagem que foi enviada.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.