Para que a comunicação com os pais seja eficaz é preciso que as mensagens cheguem até o aplicativo. Em alguns casos, os pais costuma relatar não terem recebido a mensagem. Veremos aqui algumas possibilidades de como isso ocorreu.
Aluno não cadastrado
Essa é a primeira condição que você pode verificar, se o convite foi enviado corretamente e os pais se cadastraram. Para isso, clique no nome da instituição, na parte superior ao lado esquerdo, em seguida clique em "Pessoas" e digite o nome do aluno que quer verificar. No campo "Contas", você verá quais são os usuários cadastrados e, se for preciso, é possível enviar o convite novamente.
Aluno não inserido no grupo correto
Nesse caso é preciso verificar se a mensagem foi enviada à turma em que o aluno está inserido. No status da mensagem (clicando no canto superior, ao lado direito), você pode verificar ao lado do nome do aluno os grupos que ele faz parte. Se o aluno não estiver inserido, veja este artigo que pode lhe ajudar: "Como adicionar pessoas aos grupos?"
Mensagem sem a tag adequada
Algumas mensagens são direcionadas para alguns dos responsáveis pelo aluno. Por isso, verifique se a tag na mensagem é a mesma do responsável que relatou não ter recebido a mensagem. Veja neste artigo mais informações: Utilizando Tags: por que alguns responsáveis não visualizam as mensagens?
Aluno desabilitado
Se por alguma razão o aluno estiver desabilitado, os pais não receberão mais mensagens. Por isso, verifique se o status do aluno. O artigo "Como habilitar um aluno desabilitado?" tem mais orientações.
Notificações desabilitadas
Há casos em que os pais ou funcionários podem não terem recebido notificações de novas mensagens. Para isso, oriente que eles verifiquem as permissões, no próprio aparelho, ou façam login no ClassApp, e habilitem as notificações. Veja mais neste artigo: "Não estou recebendo notificações". É importante lembrar que, mesmo sem receber notificações, a mensagem fica na caixa de entrada, basta atualizar para verificá-la.
Conexão à internet
Parece uma informação simples, mas diferentemente de alguns aplicativos que não utilizam dados da internet, o ClassApp necessita que o usuário esteja em uma conexão Wi-fi ou com os Dados Móveis ativados para enviar ou receber uma mensagem.
Comunicação interna desabilitada (funcionários)
O ClassApp também é utilizado para comunicação entre funcionários. No entanto, nas configurações padrões, professores, coordenadores e diretores não estão habilitados a receberem mensagens de outros funcionários. Por isso, é preciso habilitar essa função, leia mais neste artigo: "Por que os funcionários não recebem mensagens?"
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