Pensando na segurança das informações que são compartilhadas no aplicativo e para garantir que as mensagens estejam em conformidade com as políticas e regras da instituição, o ClassApp conta uma função de aprovação de mensagens que permite ao administrador revisar as mensagens antes que elas sejam enviadas para os responsáveis e alunos!
No artigo a seguir você irá aprender como funciona o aprovador de mensagens e como configurar na instituição.
- Para quais planos o aprovador está disponível?
- Configurar a aprovação de mensagens de funcionários
- Configurar a aprovação de mensagens de canais
- Aprovar e reprovar mensagens
- O que acontece quando a mensagem é reprovada?
- Dúvidas frequentes
Para quais planos o aprovador está disponível?
A aprovação de mensagens está disponível para o plano premium ou acima!
Configurar a aprovação de mensagens de funcionários
O administrador da escola deve acessar o ambiente da instituição pelo navegador, no site classapp.com.br/auth, e acessar as configurações da instituição que estão disponíveis ao clicar no nome da instituição localizado no canto superior esquerdo da tela.
Após isso, na aba "Pessoas" procure pelo nome do funcionário/perfil na aba "Pesquisar" e em seguida clique no ícone de lápis localizado à direita do nome para editar o perfil, durante a edição vá até o final da página e clique na opção "Aprovação de mensagens" para alterar as configurações desse perfil!
Ao clicar nessa opção, é possível configurar a aprovação de mensagens do respectivo funcionário, ao selecionar as seguintes opções:
- Se o funcionário poderá enviar mensagens sem passar por aprovação;
- Se ele poderá aprovar e reprovar mensagens enviadas por outros funcionários;
- Se ele terá suas mensagens aprovadas ou reprovadas antes do envio.
⚠️importante: Ao configurar para que um funcionário possa aprovar e reprovar mensagens enviadas por outros funcionários, essa pessoa poderá apenas realizar a ação para funcionários que fazem parte dos mesmos grupos que ela faz parte inicialmente. Porém se ela possuir a opção "Permitir comunicação com todos os usuários" ativada nas configurações do perfil, então ela poderá aprovar e reprovar mensagens de qualquer funcionário ou canal da instituição.
Além disso, vale ressaltar que todos os administradores são aprovadores de mensagens, e eles podem aprovar qualquer mensagem da instituição
Configurar a aprovação de mensagens de canais
Para editar a aprovação de mensagens de um canal é similar ao de um funcionários, para isso, vá nas configurações da instituição clicando no nome dela no canto superior esquerdo da tela, e clique na aba "Canais", nela procure pelo nome do canal e em seguida clique no ícone de lápis localizado à direita do nome para editar o perfil, durante a edição vá até o final da página e clique na opção "Aprovação de mensagens" para alterar as configurações desse perfil! Em canais você poderá editar as seguintes permissões de aprovação:
- Se o canal poderá enviar mensagens sem passar por aprovação;
- Se ele poderá aprovar e reprovar mensagens enviadas por outros funcionários;
- Se ele terá suas mensagens aprovadas ou reprovadas antes do envio.
Aprovar e reprovar mensagens
Após realizar as alterações nas configurações de cada funcionário e canal, o sistema já estará funcionando com a aprovação de mensagens. Assim, durante a composição de uma mensagem, o funcionário verá que ao finalizar ela terá a opção "Enviar para aprovação", ou seja, irá passar pela análise de um aprovador antes dela ser enviada para os destinatários.
Quando o funcionário ou canal selecionar a opção de enviar para a aprovação, o aprovador terá que ir na caixa de entrada pelo perfil que possuir permissão para aprovar, seja de administrador ou outro pessoal, e no topo da caixa de mensagens poderá selecionar a opção "Para aprovar" para verificar as mensagens que demandam uma análise.
Nesta etapa, o aprovador poderá clicar na mensagem para analisar o conteúdo dela e verificar se há erros de ortografia ou de dados que estão sendo passados, depois disso, basta voltar na lista de mensagens para aprovar e selecionar as opções:
- Joinha para cima
para que a mensagem seja enviada imediatamente aos destinatários;
- Joinha para baixo
para reprovar a mensagem e voltar ela para que o funcionário edite.
- Clique no lápis
para editar a mensagem antes de aprovar, ao editar é possível alterar palavras e até mesmo adicionar ou remover anexos.
O que acontece caso a mensagem seja reprovada?
Caso a mensagem seja reprovada, o funcionário ou canal que enviou a mensagem poderá visualizá-la nos rascunhos. Para encontrar os rascunhos basta ir à caixa de mensagens do perfil que enviou a mensagem e no topo da lista clicar na aba "Rascunhos", clicando na mensagem será possível editá-la e por fim enviar para a aprovação novamente!
Dúvidas frequentes
- A pessoa que aprova a mensagem pode editar ela durante a aprovação antes de enviar?
- R: Atualmente é possível editar a mensagem antes de aprovar! Para fazer essa ação basta clicar no lápis a direita da opção de aprovar e reprovar.
- É possível visualizar os destinatários da mensagem antes de enviar ela?
- R: Ao clicar em editar a mensagem, será possível visualizar os grupos e destinatários selecionados para enviar a mensagem!
- É possível abrir um anexo da mensagem que está para aprovar?
- R: Atualmente não será possível visualizar o anexo, mas isso está sendo trabalhado para que em breve seja possível!
- É possível aprovar diversas mensagens de uma vez?
- R: Não será possível aprovar diversas mensagens de apenas uma vez, caso o funcionário possa enviar mensagens sem que passe por um controle de conteúdo, recomendamos que seja configurado para que as mensagens não passem por aprovação
Caso tenha ficado com alguma dúvida, você pode conversar com a gente através do chat ou do nosso e-mail suporte@classapp.com.br 😉
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